Centro de Informação à pessoa com deficiência
Os Centros de Informação oferecem atendimento acessível e inclusivo a pessoas com deficiência, seus familiares e interessados. Localizados nas estações Tatuapé, Barra Funda e Santa Cruz do Metrô, esses espaços fornecem informações de utilidade pública e suporte especializado. Cada unidade conta com uma Sala de Acomodação Sensorial (SAS), voltada a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras condições neurodivergentes, com isolamento acústico, iluminação controlada e poltronas individuais, garantindo conforto e segurança.
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Atendimento Presencial - Centro de Informação
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O usuário deverá comparecer em um dos endereços do Centro de Informação à pessoa com deficiência
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Quanto custa
Não há taxa para essa etapa -
Documentação necessária
Documentação não necessária -
Onde fazer
ouvidoria.sdpd@sp.gov.br
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Duração do atendimento
Não estimado -
Prazo para concluir
0 Indefinido
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Nos Centros, são oferecidos os serviços de intérpretes de Libras, pequenos reparos em cadeira de rodas e bengalas, e recebimento de currículos de pessoas com deficiência para encaminhamento ao PEIs - Polos de Empregabilidade Inclusiva, que integram o programa Meu Emprego Inclusivo, uma parceria entre a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. A sala de acomodação sensorial no Centro do Tatuapé tem a função de acomodar pessoas em crises sensoriais, a fim de reduzir os estímulos externos para que elas possam, em seu tempo, retornar ao seu trajeto e seguir viagem. O espaço conta com isolamento acústico nas paredes em drywall revestidas parcialmente em material vinílico amadeirado para um maior conforto visual e acústico, controle de iluminação e poltronas individuais de acomodação sensorial com revestimentos laterais que oferecem privacidade e reforçam o isolamento acústico durante o atendimento.O projeto foi concebido pela Secretaria para oferecer importantes serviços a essas pessoas em locais de fácil acesso. Por isso foram escolhidos o Metrô e a CPTM, que contam com estações e trens acessíveis. Em todo o sistema há piso tátil, elevadores, escadas rolantes, rampas, comunicação visual e sinalização adequadas que dão autonomia de locomoção ao público com deficiência ou mobilidade reduzida.
Tipo de Serviço
PresencialCanais de Atendimento
Contato
Orgão Responsável
Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência - SDPCDUnidades Prestadoras
Rua Domingos de Morais, 2564 - Telefone: (11) 91126-2881 - Vila Mariana, São Paulo - SP Horário de atendimento: Segunda a Sexta . 08:00 - 18:00
Rua Melo Freire, S/N - sem número - Tatuapé, São Paulo - SP Horário de atendimento: Segunda a Sexta . 08:00 - 18:00
Avenida Mário de Andrade, 664 - Barra Funda, São Paulo - SP Horário de atendimento: Segunda a Sexta . 08:00 - 18:00