Nota Fiscal Paulista - Erro ao acessar com certificado digital
?Como agir em caso de erro no acesso ao site da NFP com certificado digital
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Identificar causa de erros no acesso via CD
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Seguem alguns procedimentos que podem ajudar a identificar a causa do erro no acesso com certificado digital:
- Acessar com o certificado digital algum site que não seja do Estado de SP. Por exemplo, o e-cac da Receita Federal,
- Se ocorrer erro, a probabilidade maior é de que o erro não seja no site da NFP, nesse caso sugerimos, entrar em contato a certificadora do e-CPF ou e-CNPJ:
- Verificar se o Certificado Digital é válido no padrão ICP-Brasil e se está dentro do prazo de validade.
- Verificar se o certificado está instalado no repositório do Windows:
- Entrar na guia Ferramentas dentro do navegador utilizado (internet Explorer, Mozilla, ...);
- Clicar na aba "Conteúdo" da "Opções da Internet";
- Clicar no botão "Certificados" e, em seguida, clicar em "Instalar" ou "Importar".
- Vale lembrar que o dispositivo que contém o certificado deve estar inserido no computador do usuário antes de efetuar todos estes procedimentos.
- Verificar se o certificado digital está instalado corretamente (sugerimos contatar diretamente o serviço de atendimento ao cliente da autoridade certificadora responsável pela venda do certificado).
- Se não há mais de um token instalado no computador e se os mesmos não estão com conflito;
- Todas as cadeias do seu certificado estão corretamente instaladas;
- Se o erro ocorre em outros computadores;
Se possível:
- Limpe o estado SSL, feche todas as janelas do navegador, abra o navegador e tente novamente.
- Observação: Em uma sessão SSL (usando https://), quando um servidor solicita um certificado para confirmar quem é o usuário, o certificado escolhido é salvo em um cache. Esse cache é limpo quando você reinicia o computador ou quando você clica em "Limpar Estado SSL".
- Caso continue com problemas, feche todas as janelas do navegador, abra o navegador e utilize o modo de navegação anônima (sem registros) do navegador para saber se o problema é causado por algo que não seja o histórico de navegação salvo ou cookies e tente novamente.
- Caso continue com problemas mesmo na navegação anônima, limpe o histórico de navegação ("Arquivos de Internet Temporários e arquivos de sites" e "Cookies e dados de sites"), feche todas as janelas do navegador, abra o navegador e tente novamente.
- Atenção:
- Ao selecionar para excluir "Arquivos de Internet Temporários e arquivos de sites", você estará apagando: Cópias de páginas, imagens e outros tipos de conteúdo de mídia armazenados no computador. O navegador usa essas cópias para carregar o conteúdo mais rapidamente na próxima vez que você visitar esses sites.
- Ao selecionar para excluir "Cookies e dados de sites", você estará apagando informações que os sites armazenam no computador para lembrar suas preferências, por exemplo, informações de entrada ou sua localização.
- Caso esteja utilizando Windows 10 e Internet Explorer, tentar desabilitar a utilização do protocolo TLS 1.2 pelo Internet Explorer:
- Selecionar "Ferramentas" no canto superior direito do Internet Explorer, clicando no ícone de uma engrenagem;
- Em seguida, selecionar "Opções da Internet";
- Na janela que abrir, selecionar a aba "Avançadas"
- Desabilitar "Usar TLS 1.2" e clicar em "Aplicar"
- Fechar a janela clicando em "OK"
- Tentar logar novamente
Caso, após todos esses procedimentos, o erro persistir, prepare a parte pública do certificado para enviar para a SEFAZ:
- Abrir o Internet Explorer
- Clicar no menu "Ferramentas" (ícone de engrenagem)
- Clicar em "Opções da Internet"
- Clicar na aba "Conteúdo"
- Clicar no botão "Certificados"
- Selecionar o certificado digital que é utilizado para logar no sistema
- Clicar em "Exportar"
- Selecionar a opção "Não, não exportar a chave privada"
- Atenção! Mesmo que a opção esteja disponível, nunca se deve selecionar "Sim, exportar a chave privada"
- Utilizar, preferencialmente, o padrão PKCS nº7.
- Selecionar "Incluir todos os certificados no caminho de certificação, se possível".
- Clicar em "Avançar"
- Digitar um nome para o arquivo
- Clicar em "Avançar"
- Clicar em "Concluir"
Entrar em contato pelo fale conosco (https://portal.fazenda.sp.gov.br/Paginas/fale-conosco.aspx), informando:
- que conforme guia do usuário https://portal.fazenda.sp.gov.br/servicos/nfp/Paginas/Guia-erro-acesso-certificado-digital.aspx você realizou os testes;
- que está conseguindo acessar com o certificado digital outros portais fora o da NFP;
- que está com a parte pública do certificado para nos enviar para análise, com os prints do acesso a um sistema com certificado digital com sucesso e o print da tela de erro ao acessar o sistema.
- a mensagem de texto que aparece na tela no momento do erro (ou por exemplo, se a tela fica em branco e não carregam os dados);
- quais os passos até o erro ocorrer.
A equipe enviará resposta com os próximos procedimentos. Pedimos sua paciência, pois podem ser necessários mais testes.
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Quanto custa
Não há taxa para essa etapa -
Documentação necessária
Certificado Digital (e-CPF ou e-CNPJ)
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Duração do atendimento
Não estimado -
Prazo para concluir
Não estimado
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O procedimento é feito no computador do usuário.
O tempo de conclusão dependerá da complexidade do problema.
Mais informações em: https://legislacao.fazenda.sp.gov.br/Paginas/lei12685.aspx
Mais informações em: https://legislacao.fazenda.sp.gov.br/Paginas/resf802018.aspx
Tipo de Serviço
DigitalCanais de Atendimento
Contato
Orgão Responsável
Secretaria Estadual da Fazenda e Planejamento - Sefaz-SPUnidades Prestadoras
Não atendemos esse serviço presencialmente.