E501FAAD-E586-403C-BE06-286DAD5D7AEE
São Paulo Escola de Dança

Última atualização: 23 de Abril de 2024 às 17:05

A São Paulo Escola de Dança é uma instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.

A Escola é uma instituição comprometida em dar voz e espaço consistente para a reflexão, o aprendizado e a troca de saberes a partir da especificidade da dança interligada com todas as linguagens artísticas com foco em uma imprescindível valorização da pluralidade. Seu objetivo é o de proporcionar a construção do conhecimento no campo da dança, entendendo a diversidade de corpos e estéticas como premissas da formação e profissionalização dos alunos a fim de ampliar a possibilidade de inserção deles no mercado de trabalho.

A Escola se estrutura em 4 eixos de atuação:

Cursos Regulares, que têm como objetivo oferecer formação em caráter técnico;

Cursos Livres, que tem por objetivo promover o acesso a linguagem da dança para população em geral;

Cursos de Extensão Cultural, que têm como objetivo contribuir para a criação, produção e discussão da dança;

Oportunidades e Projetos Especiais, que possibilitam ações afirmativas e de permanência a estudantes de baixa renda e/ou em vulnerabilidade social.

- Público alvo: Jovens e adultos.

1. Inscrição
    1. Inscrição para o processo seletivo.

A matrícula somente poderá ser efetivada, on-line e/ou presencialmente, após o envio ou apresentação de todos os documentos abaixo:

• RG e CPF do(a) selecionado(a);
      • Foto 3×4 do(a) aluno(a);
      • Comprovante de endereço;
      • Termo de liberação de uso de imagem e voz para ser assinado pelo(a) aluno(a) (ou responsável legal para menores de 18 anos);
      • Cópia do RG do(a) responsável legal do(a) aluno(a) (para menores de 18 anos);
      • Laudo médico no caso de pessoa com deficiência.
      • Ficha de matrícula devidamente preenchida e assinada pelo(a) aluno(a) ou responsável quando menor de 18 (dezoito) anos.

CPF;
Comprovante de endereço;
Foto 3x4;
RG (Registro Geral);
• Cópia do RG do(a) responsável legal do(a) aluno(a) (para menores de 18 anos);
• Cópia do comprovante de matrícula do ensino regular (para menores de 18 anos).;
Laudo médico no caso de pessoa com deficiência.;
Ficha de matrícula devidamente preenchida e assinada pelo(a) aluno(a) ou responsável quando menor de 18 (dezoito) anos.;

Contato: (11) 3367-5900 - E-mail: info@prodanca.com.br

Horário: 08:00 às 22:00 horas

CURSOS LIVRES

Os Cursos Livres consistem em um espaço de vivências artístico formativas, que tem por objetivo promover o acesso a linguagem da dança para população em geral – a partir de 13 anos -, por meio dos cursos presenciais de Dança Clássica, Danças Urbanas, Dança de Salão e Dança Contemporânea. Cada curso tem carga horária de 76h e também estão previstas atividades extracurriculares, que serão previamente organizadas, e visam ampliar as experiências artísticas e pedagógicas dos estudantes.

CURSOS DE EXTENSÃO CULTURAL

Os Cursos de Extensão Cultural abordam temas que abarcam a história da dança, técnicas específicas de dança, conteúdos práticos e teóricos de iniciação à dança, atuação no mercado de trabalho, integração com outras linguagens artísticas ou áreas do conhecimento: filosofia, estética, comunicação, dentre outros. Cada curso tem carga horária mínima de 64 horas/aula.

OPORTUNIDADES E PROJETOS ESPECIAIS

Neste eixo serão desenvolvidas ações que visem a promoção do acesso de jovens e adultos provenientes de contexto de baixa renda aos cursos regulares, o apoio aos aprendizes para inserção no mercado de trabalho e a promoção de intercâmbios culturais para complementação da formação profissional em dança dos aprendizes da Escola.

CURSOS REGULARES

Os Cursos Regulares são destinados a jovens a partir de 16 anos completos, com ensino médio completo ou em andamento, visando sua profissionalização nas artes coreográficas.

A duração é de 2 (dois) anos, totalizando 1.600 horas por curso, dividido em módulos semestrais com aulas teóricas, práticas, atividades curriculares extraclasses complementares denominados Territórios Culturais (eventos abertos à população, visita a museus, idas ao teatro, cinema, residência artística).

DECRETO Nº 66.412, DE 29 DE DEZEMBRO DE 2021 Cria, na Secretaria da Cultura e Economia Criativa, a São Paulo Escola de Dança "Ismael Ivo" - Centro de Formação em Artes Coreográficas e dá providências correlatas:
Mais informações em: https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/decreto/2021/decreto-66412-29.12.2021.html
DECRETO Nº 50.941, DE 05 DE JULHO DE 2006 Reorganiza a Secretaria da Cultura:
Mais informações em: https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/decreto/2006/decreto-50941-05.07.2006.html

info@prodanca.org.br

SP Escola de Dança
Rua Mauá, S/N - 3º andar - Centro, São Paulo - SP
Horário de atendimento: Funcionamento: segunda a sábado, das 8h às 22h; sábado das 08h – 12:00