99142
B90B0EF5-3280-417F-AFC3-2D35BBA4E72A
Centro de Integração da Cidadania- Unidade Laranjal Paulista

Centro de Integração da Cidadania- Unidade Laranjal Paulista

Última atualização: 31 de Julho de 2024 às 11:28

A unidade Centro de Integração da Cidadania – CIC Laranjal Paulista, localizado na Rua Delfino de Melo, 63, Centro – Laranjal Paulista/SP, oferece diversos serviços públicos. Os serviços e atividades oferecidos pelo CIC Laranjal Paulista são:

  • - Banco do Povo
  • - Junta Militar
  • - Posto de Atendimento ao Trabalhador – PAT, solicitação de Seguro-Desemprego, Intermediação de Mão de Obra e Carteira de Trabalho Digital
  • - Posto Sebrae Aqui
  • - Procon
  • - Sala do Empreendedor
  • - Totem Poupatempo

* veja os dias e horários de atendimento de cada serviço e documentos necessários em Outras Informações, no penúltimo item desta mesma página.

Cidadão maior de 18 anos
Familia de Baixa Renda
Estudantes da rede Publica
Portadores de deficiencia fisica
Pessoas portadores de transtorno do Espectro Autista de qualquer idade
Menor de idade
Adulto
Idoso
Deficiente
Pessoa em região de alta vulnerabilidade social
  1. Realizar atendimentos
    1. O CIC Laranjal Paulista funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h. Cada serviço possui datas e horários específicos, alguns serviços necessitam de agendamento e em outros o cidadão é atendido por ordem de chegada (veja em Outras Informações no penúltimo item desta mesma página).

    2. Quanto custa

      Não há taxa para essa etapa
    3. Documentação necessária

      Cada serviço requer documentações específicas a serem apresentadas na hora do atendimento. Porém, tenha sempre em mãos um documento com o número do RG, CPF e foto, além de um comprovante de endereço. Veja a relação de documentos necessários para cada tipo de serviço em Outras Informações no penúltimo item desta mesma página.

    4. Onde fazer

      Centro de Integração da Cidadania - CIC Laranjal Paulista

    5. Duração do atendimento

      15 minuto(s)
    6. Prazo para concluir

      Não estimado
CPF;
Comprovante de endereço;
RG (Registro Geral);
Outros documentos;
O tempo de duração desse serviço ainda não foi estimado.
Este serviço é gratuito.

SERVIÇOS DO CIC LARANJAL PAULISTA


Banco do Povo

  • Serviço: laranjalpaulista@bancodopovo.sp.gov.br 
  • Banco do Povo Paulista (BPP) é o Programa de Microcrédito Produtivo desenvolvido pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com a prefeitura, com a finalidade de gerar emprego e renda através da disponibilização de linhas de microcrédito para o desenvolvimento de pequenos empreendimentos. Oferece financiamentos para empreendedores formais ou informais, para capital de giro (compra de mercadorias, matéria prima, consertos, etc) e investimento fixo (compra de máquinas e equipamentos novos com nota fiscal, veículos utilitários, etc) Por meio do Banco do Povo é possível recorrer a linhas de financiamento com taxas reduzidas, tanto para pessoas físicas como para pessoas jurídicas. São requisitos mínimos para se tornar elegível ao crédito:
  • Desenvolver atividade produtiva no município; Não possuir restrições cadastrais no SERASA e/ou ADIN Estadual;
  • Maior de 18 anos de idade ou menor emancipado;
  • Apresentação do certificado do curso de capacitação indicado pelo agente de crédito;
  • Documento necessário: necessário apresentar RG, CPF, comprovante de Endereço (telefone fixo ou luz atual), comprovante de Conta Corrente (extrato/deposito), certidão de casamento, RG e CPF da(o) Esposa(o). Além do CNPJ da empresa.
  • Atendimento: presencial, de segunda a sexta-feira, das 8:00 às 12:00 e das 13:30 às 15:30h. Não precisa agendar.                                                                                                                              *Tempo de espera para atendimento: imediato                                                  
  • Quanto tempo para resolver: a depender da tramitação dos documentos
  • Quanto custa? O serviço é gratuito.

 

Junta Militar

  • Serviço: jsm089@laranjalpaulista.sp.gov.br 
  • A Junta de Serviço Militar (JSM) é o órgão pertencente à estrutura administrativa da prefeitura municipal que integra o Sistema Serviço Militar como executor.
  •  De acordo com a Lei nº 4.375/1964, regulamentada pelo Decreto nº 57.654/1966, todo cidadão brasileiro do sexo masculino deve se alistar entre o dia 01 de janeiro e 30 de junho do ano em que completar 18 anos. Para isso ele deve procurar a Junta de Serviço Militar, portando seus documentos pessoais. Neste momento é feito um boleto que deve ser pago no Banco do Brasil. Feito este pagamento ele deve retornar a Junta de Serviço Militar com o comprovante pago e também com original e cópia do seu RG e CPF, assim como original e cópia do seu comprovante de residência.
  •  Outra forma de regularizar a situação militar é fazer o alistamento on-line pelo site “alistamento.eb.mil.br”, acessando pela senha do “govbr”. Mas neste caso, somente entre os dias 01 de janeiro e 30 de junho do ano em que o cidadão está completando 18 anos, esta opção não atende os que estão em atraso com o alistamento militar, ou que necessitam de 2ª via do documento.
  • Documento necessário: é necessário apresentar documento com foto – RG e CPF
  • Atendimento: presencial, de segunda a sexta-feira, das 8:00 as 11:00 e de 12:30 às 15:30h.
  • Tempo de espera para atendimento: imediato
  • Quanto tempo para resolver:  imediato    
  • Quanto custa? O serviço é gratuito, porém existe a taxa do Serviço Militar e a depender do caso também a multa.

 

 

Posto de Atendimento ao Trabalhador - PAT

  • Serviço: Seguro Desemprego – SD - Visando garantir a assistência financeira temporária após a demissão involuntária e sem justa causa do trabalhador, o governo oferece o benefício do Seguro-Desemprego para aqueles que não tenham outra forma de renda. O trabalhador que tinha carteira assinada, tem de 7 a 120 dias após a demissão para dar entrada neste beneficio, no caso de empregados domésticos (domésticas, cuidadores, caseiros) o prazo é de 7 a 90 dias após a demissão.
  •  valor da parcela vai variar entre o piso mínimo nacional (que hoje é de R$1.412,00) e o teto (hoje em R$2.313,74) conforme o salário recebido até a data da demissão. Já o número de parcelas vai depender do número de meses trabalhados nos últimos 36 meses anteriores a dispensa, podendo chegar a até cinco parcelas.
  •  O trabalhador pode fazer a solicitação ele mesmo pela “Carteira de Trabalho Digital” acessando pela sua senha do “govbr” ou através do PAT. Neste caso é necessário que ele leve os seguintes documentos:

– Requerimento do Seguro-Desemprego emitido e assinado pelo empregador;

– Termo de Rescisão e Homologação do Contrato de Trabalho emitido e assinado pelo empregador;

– Carteira de trabalho, seja ela física ou digital;

– Comprovante do Saque do FGTS ou a Chave de acesso com o código de saque do FGTS;

– RG e CPF;

– 3 últimos holerites, referentes aos meses anteriores ao da demissão;

– Comprovante de residência atual

 

IMO – Intermediação de Mão de Obra -   patlaranjalpta@sde.sp.gov.br

  •  Visando a recolocação do cidadão no mercado de trabalho, fazemos de forma presencial o cadastramento do cidadão no IMO, para isso ele precisa apresentar os documentos pessoais, a saber: Carteira de Trabalho, seja ela física(todas) ou digital, assim como RG e CPF. Os candidatos a vaga de emprego devem ter mais de 14 anos.
  • Atendemos também as empresas, para que cadastrem vagas de empregos disponíveis. Para isto elas nos enviam a descrição da vaga, com CBO (Código Brasileiro de Ocupações) e as características/exigências necessárias que o candidato deve possuir, como escolaridade, experiência.
  • Diante destes dois cadastros (candidato e vaga), o sistema do Ministério do Trabalho, busca a compatibilidade entre eles e lista os nomes compatíveis. Feita a análise dos nomes listados, eles são enviados para e empresa requerente e esta faz sua seleção para a vaga que disponibilizou.
  • Documento necessário: necessário apresentar documento com foto na recepção e Carteira Profissional, seja ela física ou digital.                                                                            
  • Atendimento: presencial, de segunda a sexta-feira, das 8:00 às 15:30h. Não precisa agendar.                                                                                                                                      Tempo de espera para atendimento: imediato                                                                    
  • Quanto tempo para resolver: imediato
  • Quanto custa? O serviço é gratuito.

 

Posto Sebrae Aqui

  • Serviço: O Sebrae Aqui, presta os seguintes serviços:
  • Orientação sobre abertura de MEI, Impressão de guias para pagamento dos DAS-SIMEI, Parcelamento de débitos do MEI, Declaração anual do faturamento do MEI, Curso de linhas de crédito do Banco do Povo, Cursos presenciais e online gratuitos, Apoio a micro e pequena empresa
  • Documento necessário: é necessário apresentar documento com foto
  • Atendimento: presencial, de segunda a sexta-feira, das 8:00 às 15:30h.
  • Tempo de espera para atendimento: imediato
  • Quanto tempo para resolver:  imediato    
  • Quanto custa? O serviço é gratuito

 

PROCON  

  • Serviço: realiza orientações gerais sobre direitos do consumidor, envio de CIP’s – Carta de Informações Preliminares, e se necessário audiências para resolução de demandas consumeristas;
  • Documento necessário: é necessário apresentar documento com foto e documentação referente à reclamação
  • Atendimento: presencial, de segunda a quinta-feira, das 8:00 às 11:00h.
  • Tempo de espera para atendimento: imediato
  • Quanto tempo para resolver:  a depender da causa    
  • Quanto custa? O serviço é gratuito

 

 

Sala do Empreendedor

  • Serviço: É um serviço municipal que visa a apoiar ao MEI (Micro empreendedor individual), visando a sua regularização, prestando os seguintes serviços:
  •  – Abertura de MEI, – Alteração no Cadastro do MEI, – Baixa do MEI – Solicitação de Viabilidade, – Solicitação de CLI – Certificado de Licenciamento Integrado, – Finalizar cadastro municipal do MEI, – Emissão de Nota Fiscal de Serviços
  • Documento necessário: é necessário apresentar documento com foto e documentação da atividade
  • Atendimento: presencial, de segunda a sexta-feira, das 8:00 às 11:00 e das 12:30 às 15:30h.                                                                                                                              
  • Tempo de espera para atendimento: imediato
  • Quanto tempo para resolver:  imediato    
  • Quanto custa? O serviço é gratuito

 

Totem Poupatempo

  • Serviço: pelo autoatendimento, além do RG, é possível solicitar mais de 40 serviços/agendamentos, como segunda via de CNH, CNH definitiva, pesquisa de débitos e restrições de veículos e emissão de Atestado de Antecedentes Criminais, desbloqueio do cartão Bolsa do Povo, Serviços Eleitorais dentre outros.
  • Documento necessário: é necessário apresentar documento com foto
  • Atendimento: auto atendimento presencial, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h
  • Tempo de espera para atendimento: imediato
  • Quanto tempo para resolver:  imediato    

 



 


Decreto 46.000/2001 - cria e organiza a Coordenadoria de Integração da Cidadania - CIC, da Secretaria da Justiça e Cidadania:
Mais informações em: https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/decreto/2001/decreto-46000-15.08.2001.html

Tipo de Serviço

Presencial

Canais de Atendimento

Contato

(15) 3383-9120
ciclaranjalpaulista@justica.sp.gov.br

Redes Sociais

Orgão Responsável

Secretaria Estadual da Justiça e Cidadania

Unidades Prestadoras

CIC Laranjal Paulista
Rua Delfino de Melo, 63 - Centro, Laranjal Paulista - SP
Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira, das 8 às 17h.