Consultar sobre direitos do consumidor na Fundação Procon-SP
A consulta é o serviço de atendimento que informa, tira dúvidas e orienta o consumidor a respeito de seus direitos e problemas de consumo.
-
Acessar o Sistema de Atendimento Procon-SP Digital
-
Se optar pelo atendimento digital, o acesso ao Sistema de Atendimento Procon-SP Digital, no link (https://consumidor2.procon.sp.gov.br/login), deverá ser realizado exclusivamente através de conta cadastrada no Gov.br, nível prata ou ouro. Caso ainda não tenha conta cadastrada no Gov.br, você poderá criá-la pelo site (https://www.gov.br/governodigital/pt-br/identidade/conta-gov-br), na guia “Criar conta gov.br”. O acesso ao sistema está disponível todos os dias da semana, inclusive feriados, 24h por dia.
-
Quanto custa
Não há taxa para essa etapa -
Documentação necessária
Documentação não necessária -
Onde fazer
https://consumidor2.procon.sp.gov.br/login
-
Duração do atendimento
Não estimado -
Prazo para concluir
Não estimado
-
-
Escolher o tipo de atendimento
-
Na guia Meus Atendimentos, clicar em +Novo Atendimento e escolher a opção Consulta.
-
Quanto custa
Não há taxa para essa etapa -
Documentação necessária
Documentação não necessária -
Onde fazer
https://consumidor2.procon.sp.gov.br
-
Duração do atendimento
Não estimado -
Prazo para concluir
1 minuto(s)
-
-
Inserir os dados da consulta
-
Preencher, no mínimo, os campos obrigatórios do formulário e clicar em Gerar consulta.
-
Quanto custa
Não há taxa para essa etapa -
Documentação necessária
Documentação não necessária -
Onde fazer
https://consumidor2.procon.sp.gov.br
-
Duração do atendimento
Não estimado -
Prazo para concluir
1 minuto(s)
-
-
Acompanhar o andamento da consulta de direitos
-
Após registrar sua consulta será possível acompanhar o andamento da demanda pelo sistema e aguardar a resposta. O prazo para resposta à consulta no canal digital é de até 10 (dez) dias, contados a partir da data do registro do protocolo no sistema. As comunicações se darão por e-mail e SMS, com pedido de acesso ao sistema.
-
Quanto custa
Não há taxa para essa etapa -
Documentação necessária
Documentação não necessária -
Onde fazer
https://consumidor2.procon.sp.gov.br
-
Duração do atendimento
Não estimado -
Prazo para concluir
10 dia(s)
-
-
Optar pelo atendimento presencial Postos Avançados
-
Se optar pelo atendimento presencial em alguns dos Postos Avançados (Distritos Policiais e Posto Avançado Zumbi dos Palmares), o agendamento deve ser feito diretamente pelo site do Procon SP no link (https://procon.agendasp.sp.gov.br/eagenda.web/PROCON). Ir ao posto avançado de preferência na data e horário agendados, expor a dúvida para o atendente que irá prestar as orientações de imediato.
-
Quanto custa
Não há taxa para essa etapa -
Documentação necessária
Documentação não necessária -
Onde fazer
Presencial
-
Duração do atendimento
Não estimado -
Prazo para concluir
0 Indefinido
-
-
Optar pelo atendimento presencial CICs
-
Se optar pelo atendimento presencial em alguns dos Centros de Integração da Cidadania - CICs, basta comparecer no endereço informado no canal de atendimento, com exceção do CIC OESTE, cujo atendimento é realizado por meio de agendamento no próprio local de atendimento.
-
Quanto custa
Não há taxa para essa etapa -
Documentação necessária
Documentação não necessária -
Onde fazer
Presencial
-
Duração do atendimento
Não estimado -
Prazo para concluir
0 Indefinido
-
-
Optar pelo atendimento telefônico
-
Se optar pelo atendimento telefônico, discando o número 151, a chamada deve ser realizada na cidade de São Paulo e as orientações são fornecidas de imediato, durante o atendimento, sendo que, se for preciso contato, o retorno ocorrerá no número de telefone indicado pelo usuário.
-
Quanto custa
Não há taxa para essa etapa -
Documentação necessária
Documentação não necessária -
Onde fazer
Atendimento telefônico
-
Duração do atendimento
Não estimado -
Prazo para concluir
0 Indefinido
-
-
Optar pelo atendimento digital por redes sociais
-
Se optar por acessar a rede social Facebook ou Instagram por meio de conta pessoal, você deve localizar o perfil da Fundação Procon-SP no (https://www.facebook.com/proconsp/ ou https://twitter.com/proconspoficial) e comentar em uma postagem do órgão ou enviar a consulta por meio de mensagem privada.
-
Quanto custa
Não há taxa para essa etapa -
Documentação necessária
Documentação não necessária -
Onde fazer
https://www.facebook.com/proconsp
-
Duração do atendimento
Não estimado -
Prazo para concluir
0 Indefinido
-
1. Se optar pelo atendimento digital, o acesso ao sistema Procon-SP Digital está disponível todos os dias da semana, inclusive feriados, 24h por dia, no link (https://consumidor2.procon.sp.gov.br/login).2. Se optar pelo atendimento telefônico, discando o número 151, a chamada deve ser realizada na cidade de São Paulo e as orientações são fornecidas durante o atendimento, sendo que, se for preciso contato, o retorno ocorrerá no número de telefone indicado pelo usuário.3. Se optar pelo atendimento presencial em alguns dos Postos do Poupatempo, o agendamento deve ser feito diretamente pelo Portal Poupatempo, no link (https://www.poupatempo.sp.gov.br/wps/portal/poupatempoTaOn/servicos?tipoPortalServico=agendamento&tipoAppServico=agendamento&tipoTotemServico=agendamento&codigoAgendamento=51&Localidade=&Orgao=14). 4. Se optar pelo atendimento presencial em alguns dos Postos Avançados (Distritos Policiais e Posto Avançado Zumbi dos Palmares), o agendamento deve ser feito diretamente pelo site do Procon SP no link (https://procon.agendasp.sp.gov.br/eagenda.web/PROCON).5. Se optar pelo atendimento presencial em alguns dos Centros de Integração da Cidadania (CICs), basta comparecer no endereço informado no canal de atendimento, com exceção do CIC OESTE, cujo atendimento é realizado por meio de agendamento no próprio local de atendimento.6. Se optar por acessar a rede social Facebook ou Instagram por meio de conta pessoal, você deve localizar o perfil da Fundação Procon-SP no (https://www.facebook.com/proconsp/ ou https://twitter.com/proconspoficial) e comentar em uma postagem do órgão ou enviar a consulta por meio de mensagem privada.
Mais informações em: https://consumidor2.procon.sp.gov.br/assets/Termos%20de%20Uso%20-%20Consumidor.pdf
Mais informações em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8078.htm
Mais informações em: https://www.procon.sp.gov.br/portaria-normativa-247-2021/
Tipo de Serviço
Digital PresencialCanais de Atendimento
Contato
Redes Sociais
Orgão Responsável
Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor - Procon-SPUnidades Prestadoras
Rua Pinheiro Chagas, 1 - s/nº - Jardim São José - Grajaú, São Paulo - SP Horário de atendimento: Segunda a Sexta, das 09h às 15h00
Rua Demóstenes, 407 - Campo Belo, São Paulo - SP Horário de atendimento: Segunda a Sexta, das 09h às 15h00
Rua Barra Funda, 1020 - Barra Funda, São Paulo - SP Horário de atendimento: Segunda a Sexta, das 09h às 15h00
Estrada das Taipas, 990 - Jardim Panamericano - Jaraguá, São Paulo - SP Horário de atendimento: Segunda a Sexta, das 09h às 15h00
Rua Conselheiro Furtado, 503 - Liberdade, São Paulo - SP Horário de atendimento: Segunda a Sexta, das 10h às 16h00
Estrada de Itapecerica, 8887 - Valo Velho, São Paulo - SP Horário de atendimento: Segunda a Sexta, das 09h às 15h00
Rua Ari da Rocha Miranda, 36 - Conjunto Habitacional Jova Rural, São Paulo - SP Horário de atendimento: Segunda a Sexta, das 09h às 15h00
Rodovia dos Imigrantes, 11 - km 11,5 - casa 19 - Vila Guarani (Z Sul), São Paulo - SP Horário de atendimento: Segunda a Sexta, das 09h às 15h00
Avenida do Oratório,, 1588 - Parque São Lucas, São Paulo - SP Horário de atendimento: Segunda a Sexta, das 09h às 15h00
Rua José Manoel Camisa Nova, 100 - Jardim São Luis, São Paulo - SP Horário de atendimento: Segunda a Sexta, das 09h às 15h00
Rua Sapucaia, 206 - Alto da Mooca, São Paulo - SP Horário de atendimento: Segunda a Sexta, das 09h às 15h00
Rua Salvador Gianetti, 386 - Guaianases, São Paulo - SP Horário de atendimento: Segunda a Sexta, das 09h às 15h00
Rua Padre Virgílio Campelo, 150 - Encosta Norte Itaim Paulista, São Paulo - SP Horário de atendimento: Segunda a Sexta, das 09h às 15h00
Avenida Engenheiro George Corbisier, 322 - Jabaquara, São Paulo - SP Horário de atendimento: Segunda a Sexta, das 09h às 15h00
Avenida Santos Dumont, 843 - Bom Retiro, São Paulo - SP Horário de atendimento: Segunda a Sexta, das 09h às 15h00
Rua Estados Unidos, 1608 - Jardim América, São Paulo - SP Horário de atendimento: Segunda a Sexta, das 09h às 15h00
Rua Tibúrcio de Sousa, 860 - Itaim Paulista, São Paulo - SP Horário de atendimento: Segunda a Sexta, das 09h às 15h00