Nota Fiscal Paulista - Rejeitar documentos fiscais
?Procedimento para que a pessoa indicada como consumidora ou destinatária possa rejeitar documentos fiscais quando não reconhecer como sua a operação registrada por aquele documento.
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Procedimentos
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1) Acessar a página inicial do Sistema da Sistema da Nota Fiscal Paulista;
2) Selecionar a opção "Consumidor" > o sistema mostrará as opções "Informar CPF ou CNPJ" e "Acesso via certificado digital":
a) Se o acesso for feito informando o CPF ou CNPJ, preencher os campos "CPF/CNPJ (*):" e "Senha (*):" com os dados do cadastro da Nota Fiscal Paulista e clicar em "Acessar";
b) Se o acesso for feito utilizando certificado digital, com o certificado digital disponível para ser acessado pelo computador, clicar na imagem abaixo do texto "Acesso via certificado digital:" e digitar o pin;
3) Na tela após o login, colocar o ponteiro do mouse sobre o menu "Consultar" e clicar em "Documentos Fiscais";
4) Na tela exibida pelo Sistema, selecionar o Período de Emissão, clicando no círculo branco ao lado do período, por exemplo: "2º Semestre de 2018";
5) Clicar em "Consultar";
6) Na tela com o Resultado da Consulta de Documentos Fiscais, clicar em “Rejeição de documentos”;
7) Após o sistema carregar os documentos, clicar em “Rejeitar” na linha do documento que deseja rejeitar;
8) O sistema mostrará a mensagem:
“Você selecionou a opção que indica o não reconhecimento de um documento fiscal em seu nome.
Caso confirme essa operação, este documento não conterá mais o seu CPF ou CNPJ, sendo retirado do seu extrato eventual crédito decorrente desse documento.
Uma vez confirmada, essa operação não poderá ser desfeita.
Deseja confirmar a operação?”
9) Ler com atenção a mensagem;
10) Caso realmente deseje rejeitar o documento, clicar em “OK”. Caso não queira rejeitar o documento, clicar em “Cancelar” e o sistema voltará à tela anterior sem realizar nenhuma ação:
a) Se o consumidor clicar em “Ok”, o sistema irá mostrar a mensagem “Confirma que não realizou essa compra?”. Se realmente não tiver realizado a compra, clique em “OK”, caso contrário, clique em “Cancelar” e o sistema voltará à tela anterior sem realizar nenhuma ação.
b) Se o usuário clicar em Ok, o sistema mostrará a mensagem "Documento Rejeitado com sucesso (Pressione ESC para fechar mensagem)". Clique em "Ok" para finalizar o procedimento.
Importante: conforme § 4º do Artigo 15 da Resolução SF 80 de 04/07/2018, os documentos podem ser rejeitados pelo próprio consumidor até o último dia do segundo mês subsequente àquele em que ocorreu a emissão do documento fiscal relativo à aquisição.
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Quanto custa
Não há taxa para essa etapa -
Documentação necessária
Para realizar o procedimento é necessário:
* Acesso à internet.
* Usuário e senha da Nota Fiscal Paulista (obtido pelo Cadastro no sistema da Nota Fiscal Paulista) ou certificado digital
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Duração do atendimento
Não estimado -
Prazo para concluir
Não estimado
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Verificar a data de emissão dos documentos fiscais, se ainda estiverem dentro do prazo no qual o consumidor pode fazer a rejeição conforme instruções acima, informar o consumidor dos procedimentos que deve realizar, considerando o tempo hábil para que ele (a) rejeite os documentos após ser informado (pelo menos uns 15 dias).
Observação:
Portaria CAT-83/2020
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Artigo 4º - A critério da Diretoria de Atendimento, Gestão e Conformidade e no âmbito do SIPET, poderão ser suprimidas ou dispensadas exigências descritas em outras portarias específicas, quando for verificada redundância, prova sobre fato já comprovado ou, ainda, quando for possível verificar a informação por meios já disponíveis à Secretaria da Fazenda e Planejamento.
Unidades Prestadoras
Não atendemos esse serviço presencialmente.