7CC677C4-C4C3-41A8-94F2-71B86B8208C0
Doar sangue - Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília

Última atualização: 30 de Janeiro de 2024 às 09:03

Departamento de Atenção à Saúde em Hemoterapia do HCFAMEMA/ Hemocentro Regional de Marília atua como Centro de Referência em Hemoterapia e Hematologia para a região oeste e centro oeste do Estado de São Paulo, atendendo uma população superior a 2.000.000 milhões vidas distribuídos em 101 municípios. O Hemocentro Regional de Marília possui o Núcleo de Hemoterapia composto por: Captação de Doadores, Cadastro, Triagem, Orientação Médica aos Doadores, Coleta, Aférese, Processamento (Produção, Estoque e Distribuição), Laboratório de Controle Qualidade de hemocomponentes, Laboratório de Sorologia, Laboratório de Imuno-hematologia, Laboratório de Genotipagem, Ambulatório de Transfusão, Agências Transfusionais do HC e HMI.

Pessoas entre 16 e 69 anos
  1. Agendamento da doação de sangue
    1. Procurar o Hemocentro de Marília situado à Rua Lourival Freire, 240 - Bairro Fragata -Marília/SP e/ou solicitar o agendamento para realizar a sua doação.

2. Cadastro pré-triagem
    1. Realizar cadastro e pré-triagem

3. Triagem clínica
    1. Triagem clínica

4. Coleta de Sangue
    1. Coleta de Sangue

5. Fornecimento de lanche
    1. Fornecimento de lanche

Esse serviço é feito em até 45 Minuto(s)

Para realizar a doação de sangue são necessários: - procurar espontaneamente o Hemocentro do HCFAMEMA situado à Rua Lourival Freire, 240 - Bairro Fragata -Marília/SP (não é necessário agendamento) - apresentar documento emitido por órgão oficial com foto, como ex: RG; CNH;Critérios Básicos para Doação?· Ter idade entre 16 e 69 anos, (menores de 18 anos devem estar acompanhados do responsável legal);· Pessoas com idade entre 61 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos.· Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial.· Sentir-se bem e com saúde.· Pesar no mínimo 50 kg.· Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.· Estar alimentado. Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue. Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas.

Constituição Federal, relativo à coleta, processamento, estocagem, distribuição e aplicação do sangue, seus componentes e derivados, estabelece o ordenamento institucional indispensável à execução adequada dessas atividades, e dá outras providências:
Mais informações em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10205.htm
RDC ANVISA nº. 34, de 11 de junho de 2014. Dispõe sobre as Boas Práticas no Ciclo do Sangue:
Mais informações em: https://antigo.anvisa.gov.br/documents/10181/2867975/%282%29RDC_34_2014_COMP.pdf/140dc780-ac2e-4829-8e2a-6fbc680677dc
Portaria de Consolidação GM/MS Nº 5, de 28 de setembro de 2017 – Anexo IV - Do sangue, componentes e derivados:
Mais informações em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2017/prc0005_03_10_2017.html#ANEXOIV

O órgão responsável pelo serviço não disponibilizou informações para contato.

HC/FAMEMA - Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília

Não atendemos esse serviço presencialmente.