Reclamar sobre problemas de consumo na Fundação Procon-SP
A reclamação é o serviço de atendimento que busca esclarecimentos e solução junto ao fornecedor sobre conflito decorrente da relação de consumo.
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Acessar o Sistema de Atendimento Procon-SP Digital
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Se optar pelo atendimento digital, acessar o Sistema de Atendimento Procon-SP Digital, no link (https://consumidor2.procon.sp.gov.br/login) e preencher o usuário (login) e senha ou utilizar Cadastre-se! pela primeira vez, inserindo os dados pessoais. Acesso disponível todos os dias da semana, inclusive feriados, 24h por dia.
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Quanto custa
Não há taxa para essa etapa -
Documentação necessária
Documentação não necessária -
Onde fazer
https://consumidor2.procon.sp.gov.br/login
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Duração do atendimento
Não estimado -
Prazo para concluir
1 minuto(s)
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Escolher o tipo de atendimento
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Na guia Meus Atendimentos, clicar na opção +Novo Atendimento, Consumidor Pessoa Física - Reclamação, em se tratando de consumidor pessoa física; ou o Consumidor Pessoa Jurídica - Reclamação, em se tratando de consumidor pessoa jurídica.
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Quanto custa
Não há taxa para essa etapa -
Documentação necessária
Documentação não necessária -
Onde fazer
https://consumidor2.procon.sp.gov.br/login
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Duração do atendimento
Não estimado -
Prazo para concluir
1 minuto(s)
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Inserir os dados da reclamação
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Preencher, no mínimo, os campos obrigatórios, anexar os documentos relacionados ao problema (pedido, nota fiscal, contrato, comprovante de pagamento ou outro) e gerar a reclamação.
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Quanto custa
Não há taxa para essa etapa -
Documentação necessária
Documentação não necessária -
Onde fazer
https://consumidor2.procon.sp.gov.br/login
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Duração do atendimento
Não estimado -
Prazo para concluir
0 Indefinido
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Acompanhar o andamento da reclamação de consumo
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Após registrar sua reclamação, o consumidor recebe um número de protocolo que permite acompanhar o andamento da reclamação no sistema.
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Quanto custa
Não há taxa para essa etapa -
Documentação necessária
Documentação não necessária -
Onde fazer
https://consumidor2.procon.sp.gov.br/login
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Duração do atendimento
Não estimado -
Prazo para concluir
15 dia(s)
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Optar por atendimento presencial Postos Avançados
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Se optar pelo atendimento presencial em alguns dos Postos Avançados (Distritos Policiais e Posto Avançado Zumbi dos Palmares), o agendamento deve ser feito diretamente pelo site do Procon SP no link (https://procon.agendasp.sp.gov.br/eagenda.web/PROCON). Ir ao posto avançado de preferência na data e horário agendados, apresentar os documentos pessoais ou de representação, bem como os documentos relacionados ao problema (CPF do usuário, pedido, nota fiscal, contrato, comprovante de pagamento ou outro).
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Quanto custa
Não há taxa para essa etapa -
Documentação necessária
Documentação não necessária -
Onde fazer
Presencial
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Duração do atendimento
Não estimado -
Prazo para concluir
0 Indefinido
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Optar por atendimento presencial CICs
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Se optar pelo atendimento presencial em alguns dos Centros de Integração da Cidadania - CICs, basta comparecer no endereço informado no canal de atendimento, com exceção do CIC OESTE, cujo atendimento é realizado por meio de agendamento no próprio local de atendimento. Ir ao CIC de preferência na data e horário agendados, apresentar os documentos pessoais ou de representação, bem como os documentos relacionados ao problema (CPF do usuário, pedido, nota fiscal, contrato, comprovante de pagamento ou outro).
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Quanto custa
Não há taxa para essa etapa -
Documentação necessária
Documentação não necessária -
Onde fazer
Presencial
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Duração do atendimento
Não estimado -
Prazo para concluir
0 Indefinido
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Optar por atendimento presencial Postos Poupatempo
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Se optar pelo atendimento presencial em alguns dos Postos do Poupatempo, o agendamento deve ser feito diretamente pelo Portal Poupatempo, no link (https://www.poupatempo.sp.gov.br/wps/portal/poupatempoTaOn/servicos?tipoPortalServico=agendamento&tipoAppServico=agendamento&tipoTotemServico=agendamento&codigoAgendamento=51&Localidade=&Orgao=14). Anote o protocolo e saiba que o agendamento é individual e intransferível, ou seja, para cada atendimento solicitado, é necessário um número de agendamento em seu nome. Ir ao Poupatempo na data e horário agendados, apresentar os documentos pessoais ou de representação, bem como os documentos relacionados ao problema (CPF do usuário, pedido, nota fiscal, contrato, comprovante de pagamento ou outro).
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Quanto custa
Não há taxa para essa etapa -
Documentação necessária
Documentação não necessária -
Onde fazer
Presencial
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Duração do atendimento
Não estimado -
Prazo para concluir
0 Indefinido
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1. Se optar pelo atendimento digital, o acesso ao sistema Procon-SP Digital está disponível todos os dias da semana, inclusive feriados, 24h por dia, no link (https://consumidor2.procon.sp.gov.br/login).2. Se optar pelo atendimento presencial em alguns dos Postos do Poupatempo, o agendamento deve ser feito diretamente pelo Portal Poupatempo, no link: (https://www.poupatempo.sp.gov.br/wps/portal/poupatempoTaOn/servicos?tipoPortalServico=agendamento&tipoAppServico=agendamento&tipoTotemServico=agendamento&codigoAgendamento=51&Localidade=&Orgao=14). 3. Se optar pelo atendimento presencial em alguns dos Postos Avançados (Distritos Policiais e Posto Avançado Zumbi dos Palmares), o agendamento deve ser feito diretamente pelo site do Procon SP no link (https://procon.agendasp.sp.gov.br/eagenda.web/PROCON).4. Se optar pelo atendimento presencial em alguns dos Centros de Integração da Cidadania (CICs), basta comparecer no endereço informado no canal de atendimento, com exceção do CIC OESTE, cujo atendimento é realizado por meio de agendamento no próprio local de atendimento.
Mais informações em: https://www.procon.sp.gov.br/portaria-normativa-247-2021/
Mais informações em: https://consumidor2.procon.sp.gov.br/assets/Termos%20de%20Uso%20-%20Consumidor.pdf
Mais informações em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8078.htm
Tipo de Serviço
Digital PresencialCanais de Atendimento
Contato
Orgão Responsável
Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor - Procon-SPUnidades Prestadoras
Rua Pinheiro Chagas, 1 - s/nº - Jardim São José - Grajaú, São Paulo - SP Horário de atendimento: Segunda a Sexta, das 09h às 15h00
Rua Demóstenes, 407 - Campo Belo, São Paulo - SP Horário de atendimento: Segunda a Sexta, das 09h às 15h00
Rua Barra Funda, 1020 - Barra Funda, São Paulo - SP Horário de atendimento: Segunda a Sexta, das 09h às 15h00
Rua Conselheiro Furtado, 503 - Liberdade, São Paulo - SP Horário de atendimento: Segunda a Sexta, das 10h às 16h00
Estrada de Itapecerica, 8887 - Valo Velho, São Paulo - SP Horário de atendimento: Segunda a Sexta, das 09h às 15h00
Rua Ari da Rocha Miranda, 36 - Conjunto Habitacional Jova Rural, São Paulo - SP Horário de atendimento: Segunda a Sexta, das 09h às 15h00
Rodovia dos Imigrantes, 11 - km 11,5 - casa 19 - Vila Guarani (Z Sul), São Paulo - SP Horário de atendimento: Segunda a Sexta, das 09h às 15h00
Avenida do Oratório,, 1588 - Parque São Lucas, São Paulo - SP Horário de atendimento: Segunda a Sexta, das 09h às 15h00
Rua Sapucaia, 206 - Alto da Mooca, São Paulo - SP Horário de atendimento: Segunda a Sexta, das 09h às 15h00
Rua Salvador Gianetti, 386 - Guaianases, São Paulo - SP Horário de atendimento: Segunda a Sexta, das 09h às 15h00
Rua Padre Virgílio Campelo, 150 - Encosta Norte Itaim Paulista, São Paulo - SP Horário de atendimento: Segunda a Sexta, das 09h às 15h00
Avenida Engenheiro George Corbisier, 322 - Jabaquara, São Paulo - SP Horário de atendimento: Segunda a Sexta, das 09h às 15h00
Avenida Santos Dumont, 843 - Bom Retiro, São Paulo - SP Horário de atendimento: Segunda a Sexta, das 09h às 15h00
Rua Estados Unidos, 1608 - Jardim América, São Paulo - SP Horário de atendimento: Segunda a Sexta, das 09h às 15h00
Estrada das Taipas, 990 - Jardim Panamericano - Jaraguá, São Paulo - SP Horário de atendimento: Segunda a Sexta, das 09h às 15h00
Rua Tibúrcio de Sousa, 860 - Itaim Paulista, São Paulo - SP Horário de atendimento: Segunda a Sexta, das 09h às 15h00