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Reclamar sobre problemas de consumo na Fundação Procon-SP

Reclamar sobre problemas de consumo na Fundação Procon-SP

Última atualização: 22 de Agosto de 2024 às 15:49

A reclamação é o serviço de atendimento que busca esclarecimentos e solução junto ao fornecedor sobre conflito decorrente da relação de consumo.

Consumidor pessoa jurídica microempreendedor individual (MEI), estabelecida no Estado de São Paulo
Consumidor pessoa jurídica microempresa (ME), estabelecida no Estado de São Paulo
Consumidor pessoa física, maior de 18 anos ou menor representado, residente no Estado de São Paulo
Consumidor pessoa jurídica entidade sem fins lucrativos, estabelecida no Estado de São Paulo
  1. Acessar o Sistema de Atendimento Procon-SP Digital
    1. Se optar pelo atendimento digital, acessar o Sistema de Atendimento Procon-SP Digital, no link (https://consumidor2.procon.sp.gov.br/login) e preencher o usuário (login) e senha ou utilizar Cadastre-se! pela primeira vez, inserindo os dados pessoais. Acesso disponível todos os dias da semana, inclusive feriados, 24h por dia.

    2. Quanto custa

      Não há taxa para essa etapa
    3. Documentação necessária

      Documentação não necessária
    4. Onde fazer

      https://consumidor2.procon.sp.gov.br/login

    5. Duração do atendimento

      Não estimado
    6. Prazo para concluir

      1 minuto(s)
  2. Escolher o tipo de atendimento
    1. Na guia Meus Atendimentos, clicar na opção +Novo Atendimento, Consumidor Pessoa Física - Reclamação, em se tratando de consumidor pessoa física; ou o Consumidor Pessoa Jurídica - Reclamação, em se tratando de consumidor pessoa jurídica.

    2. Quanto custa

      Não há taxa para essa etapa
    3. Documentação necessária

      Documentação não necessária
    4. Onde fazer

      https://consumidor2.procon.sp.gov.br/login

    5. Duração do atendimento

      Não estimado
    6. Prazo para concluir

      1 minuto(s)
  3. Inserir os dados da reclamação
    1. Preencher, no mínimo, os campos obrigatórios, anexar os documentos relacionados ao problema (pedido, nota fiscal, contrato, comprovante de pagamento ou outro) e gerar a reclamação.

    2. Quanto custa

      Não há taxa para essa etapa
    3. Documentação necessária

      Documentação não necessária
    4. Onde fazer

      https://consumidor2.procon.sp.gov.br/login

    5. Duração do atendimento

      Não estimado
    6. Prazo para concluir

      0 Indefinido
  4. Acompanhar o andamento da reclamação de consumo
    1. Após registrar sua reclamação, o consumidor recebe um número de protocolo que permite acompanhar o andamento da reclamação no sistema.

    2. Quanto custa

      Não há taxa para essa etapa
    3. Documentação necessária

      Documentação não necessária
    4. Onde fazer

      https://consumidor2.procon.sp.gov.br/login

    5. Duração do atendimento

      Não estimado
    6. Prazo para concluir

      15 dia(s)
  5. Optar por atendimento presencial Postos Avançados
    1. Se optar pelo atendimento presencial em alguns dos Postos Avançados (Distritos Policiais e Posto Avançado Zumbi dos Palmares), o agendamento deve ser feito diretamente pelo site do Procon SP no link (https://procon.agendasp.sp.gov.br/eagenda.web/PROCON). Ir ao posto avançado de preferência na data e horário agendados, apresentar os documentos pessoais ou de representação, bem como os documentos relacionados ao problema (CPF do usuário, pedido, nota fiscal, contrato, comprovante de pagamento ou outro).

    2. Quanto custa

      Não há taxa para essa etapa
    3. Documentação necessária

      Documentação não necessária
    4. Onde fazer

      Presencial

    5. Duração do atendimento

      Não estimado
    6. Prazo para concluir

      0 Indefinido
  6. Optar por atendimento presencial CICs
    1. Se optar pelo atendimento presencial em alguns dos Centros de Integração da Cidadania - CICs, basta comparecer no endereço informado no canal de atendimento, com exceção do CIC OESTE, cujo atendimento é realizado por meio de agendamento no próprio local de atendimento. Ir ao CIC de preferência na data e horário agendados, apresentar os documentos pessoais ou de representação, bem como os documentos relacionados ao problema (CPF do usuário, pedido, nota fiscal, contrato, comprovante de pagamento ou outro).

    2. Quanto custa

      Não há taxa para essa etapa
    3. Documentação necessária

      Documentação não necessária
    4. Onde fazer

      Presencial

    5. Duração do atendimento

      Não estimado
    6. Prazo para concluir

      0 Indefinido
  7. Optar por atendimento presencial Postos Poupatempo
    1. Se optar pelo atendimento presencial em alguns dos Postos do Poupatempo, o agendamento deve ser feito diretamente pelo Portal Poupatempo, no link (https://www.poupatempo.sp.gov.br/wps/portal/poupatempoTaOn/servicos?tipoPortalServico=agendamento&tipoAppServico=agendamento&tipoTotemServico=agendamento&codigoAgendamento=51&Localidade=&Orgao=14). Anote o protocolo e saiba que o agendamento é individual e intransferível, ou seja, para cada atendimento solicitado, é necessário um número de agendamento em seu nome. Ir ao Poupatempo na data e horário agendados, apresentar os documentos pessoais ou de representação, bem como os documentos relacionados ao problema (CPF do usuário, pedido, nota fiscal, contrato, comprovante de pagamento ou outro).

    2. Quanto custa

      Não há taxa para essa etapa
    3. Documentação necessária

      Documentação não necessária
    4. Onde fazer

      Presencial

    5. Duração do atendimento

      Não estimado
    6. Prazo para concluir

      0 Indefinido
CPF;
Orçamento, pedido, nota fiscal, contrato, comprovante de pagamento e outros),;
Esse serviço é feito em até 15 Dia(s)
Este serviço é gratuito.

1. Se optar pelo atendimento digital, o acesso ao sistema Procon-SP Digital está disponível todos os dias da semana, inclusive feriados, 24h por dia, no link (https://consumidor2.procon.sp.gov.br/login).2. Se optar pelo atendimento presencial em alguns dos Postos do Poupatempo, o agendamento deve ser feito diretamente pelo Portal Poupatempo, no link: (https://www.poupatempo.sp.gov.br/wps/portal/poupatempoTaOn/servicos?tipoPortalServico=agendamento&tipoAppServico=agendamento&tipoTotemServico=agendamento&codigoAgendamento=51&Localidade=&Orgao=14). 3. Se optar pelo atendimento presencial em alguns dos Postos Avançados (Distritos Policiais e Posto Avançado Zumbi dos Palmares), o agendamento deve ser feito diretamente pelo site do Procon SP no link (https://procon.agendasp.sp.gov.br/eagenda.web/PROCON).4. Se optar pelo atendimento presencial em alguns dos Centros de Integração da Cidadania (CICs), basta comparecer no endereço informado no canal de atendimento, com exceção do CIC OESTE, cujo atendimento é realizado por meio de agendamento no próprio local de atendimento.


Tipo de Serviço

Digital Presencial

Canais de Atendimento

Site: acessar

Contato

(11)151

Orgão Responsável

Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor - Procon-SP

Unidades Prestadoras

CIC Grajaú
Rua Pinheiro Chagas, 1 - s/nº - Jardim São José - Grajaú, São Paulo - SP
Horário de atendimento: Segunda a Sexta, das 09h às 15h00
27º Distrito Policial
Rua Demóstenes, 407 - Campo Belo, São Paulo - SP
Horário de atendimento: Segunda a Sexta, das 09h às 15h00
CIC do Imigrante
Rua Barra Funda, 1020 - Barra Funda, São Paulo - SP
Horário de atendimento: Segunda a Sexta, das 09h às 15h00
Sede Administrativa Procon-SP
Rua Conselheiro Furtado, 503 - Liberdade, São Paulo - SP
Horário de atendimento: Segunda a Sexta, das 10h às 16h00
CIC Feitiço da Vila
Estrada de Itapecerica, 8887 - Valo Velho, São Paulo - SP
Horário de atendimento: Segunda a Sexta, das 09h às 15h00
CIC Norte - Jova Rural
Rua Ari da Rocha Miranda, 36 - Conjunto Habitacional Jova Rural, São Paulo - SP
Horário de atendimento: Segunda a Sexta, das 09h às 15h00
CIC Casa da Cidadania
Rodovia dos Imigrantes, 11 - km 11,5 - casa 19 - Vila Guarani (Z Sul), São Paulo - SP
Horário de atendimento: Segunda a Sexta, das 09h às 15h00
42º Distrito Policial
Avenida do Oratório,, 1588 - Parque São Lucas, São Paulo - SP
Horário de atendimento: Segunda a Sexta, das 09h às 15h00
8º Distrito Policial
Rua Sapucaia, 206 - Alto da Mooca, São Paulo - SP
Horário de atendimento: Segunda a Sexta, das 09h às 15h00
44º Distrito Policial
Rua Salvador Gianetti, 386 - Guaianases, São Paulo - SP
Horário de atendimento: Segunda a Sexta, das 09h às 15h00
CIC Leste - Itam Paulista
Rua Padre Virgílio Campelo, 150 - Encosta Norte Itaim Paulista, São Paulo - SP
Horário de atendimento: Segunda a Sexta, das 09h às 15h00
35º Distrito Policial
Avenida Engenheiro George Corbisier, 322 - Jabaquara, São Paulo - SP
Horário de atendimento: Segunda a Sexta, das 09h às 15h00
Universidade Zumbi dos Palmares
Avenida Santos Dumont, 843 - Bom Retiro, São Paulo - SP
Horário de atendimento: Segunda a Sexta, das 09h às 15h00
78º Distrito Policial
Rua Estados Unidos, 1608 - Jardim América, São Paulo - SP
Horário de atendimento: Segunda a Sexta, das 09h às 15h00
CIC Oeste - "Jose Soares da Silva"
Estrada das Taipas, 990 - Jardim Panamericano - Jaraguá, São Paulo - SP
Horário de atendimento: Segunda a Sexta, das 09h às 15h00
50º Distrito Policial
Rua Tibúrcio de Sousa, 860 - Itaim Paulista, São Paulo - SP
Horário de atendimento: Segunda a Sexta, das 09h às 15h00