99134
6DABAF14-EB76-4E5A-A3E2-849C54C48DF9
EMESP Tom Jobim

EMESP Tom Jobim

Última atualização: 23 de Abril de 2024 às 11:00

Fundada em 1989, a EMESP Tom Jobim é um dos principais centros de formação musical de São Paulo. A escola oferece cursos na área erudita e popular em teoria musical, coral, instrumentos de cordas, madeiras, sopro e percussão, para crianças, jovens e adultos. Os alunos podem optar por cursos de formação continuada ou por cursos livres.


Nossa escola tem o compromisso de oferecer uma ampla gama de oportunidades em educação musical. Formamos crianças e jovens, assim como oferecemos aprofundamento musical para músicos já formados que desejam aprimorar seus conhecimentos.

São cerca de 2.000 alunos que têm à sua disposição ao redor de 198 habilitações e cursos gratuitos de canto e instrumentos musicais.


Os diversos cursos da EMESP Tom Jobim visam oferecer o ensino de música de excelência para formar pessoas que, por intermédio do fazer musical, do estímulo à vivência estética e da criação de conexões com saberes correlatos à música, sejam capazes de renovar o mundo e produzir inéditos. Os cursos oferecidos pela escola proporcionam aos alunos e alunas uma experiência musical multifacetada. Nas aulas coletivas-teóricas, eles são estimulados a refletir sobre o mundo, a história humana e o contexto em que estão inseridos, ampliando sua compreensão global. Nas aulas coletivas-práticas, aprendem a colaborar e tocar em conjunto, desenvolvendo a aceitação do outro e uma apreciação pelos frutos de um trabalho coletivo. Por fim, nas aulas individuais, têm a oportunidade de trabalhar com profissionais altamente qualificados, dedicados exclusivamente no aprimoramento de suas habilidades como instrumentistas.


O prédio de seis andares conta com 56 salas, voltadas para aulas individuais e coletivas, e 46 pianos. As salas são equipadas conforme necessidades específicas, tendo acervo de instrumentos musicais para estudo, ensaios e aulas.

Em 2012 a EMESP inaugurou o Piano Lab, totalmente equipado com pianos digitais da marca Roland, voltados para o aprendizado coletivo, e que permitem ao professor escutar e orientar os alunos via áudio.

A instituição mantém o Auditório Zequinha de Abreu, localizado no térreo, com capacidade para 85 lugares, e que recebe recitais, apresentações, palestras, master classes e workshops.

A EMESP Tom Jobim conta ainda com um estúdio de gravação, anexo ao Auditório, que realiza registros audiovisuais das atividades pedagógicas e musicais de alunos, professores e músicos convidados. O acervo do estúdio pode ser consultado por alunos e professores da EMESP Tom Jobim, mediante solicitação junto à equipe de Produção.

No terceiro andar está a Biblioteca Mário Casali, que possui mais de 20 mil títulos (livros, partituras, CDs, vídeos, entre outros). Atende alunos e professores da Escola, que podem realizar consulta in loco ou empréstimo de material. O catálogo do acervo também pode ser consultado via internet, pela página do aluno ou página do professor. Reservas, consultas e empréstimos só podem ser realizados pessoalmente no local. A biblioteca possui espaço para leitura, pesquisa e consulta de vídeo e áudio.

Sociedade em geral
  1. Realização de matrícula para o curso pretendido.
    1. Para ingressar na EMESP Tom Jobim, os candidatos devem participar dos processos seletivos que têm o objetivo de selecionar e classificar os candidatos para ingresso nos cursos.

    2. Documentação necessária

      RG, CPF, comprovante de matrícula no ensino regular e comprovante de endereço.

    3. Onde fazer

      https://emesp.org.br/?s=matriculas

    4. Prazo para concluir

      Não estimado
CPF;
Comprovante de endereço;
RG (Registro Geral);
Comprovante de matrícula no ensino regular;
Esse serviço é feito na hora.
Este serviço é gratuito.
Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas

A EMESP Tom Jobim está localizada no Largo General Osório, 147, na região da Luz, em São Paulo/SP.


Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, exceto feriados. Aos sábados, das 8h às 12h.


Entre em contato pelo telefone (11) 3221-7326 ou e-mail sau@santamarcelinacultura.org.br


Todos os cursos oferecidos pela EMESP Tom Jobim são gratuitos.


Os ingressos para os concertos realizados pelos grupos artísticos de bolsistas ligados à EMESP Tom Jobim custam R$30 e R$15 (meia-entrada). Acompanhe a programação em EMESP Tom Jobim – Eventos.


O que é a EMESP Tom Jobim?

A EMESP Tom Jobim é a Escola de Música do Estado de São Paulo – instituição do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, gerida pela organização social Santa Marcelina Cultura. A escola oferece mais de 90 habilitações e cursos de canto e instrumentos musicais, para todos os níveis de conhecimento e faixas etárias.


Quanto custa?

A EMESP Tom Jobim é uma escola pública, portanto todos os cursos são gratuitos.


Onde acontecem as aulas e em quais horários?

As aulas acontecem no Largo General Osório, 147, na região da Luz, em São Paulo/SP. As estações mais próximas são Júlio Prestes e Luz. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, e de sábado, das 8h às 16h.


Quem pode estudar?

A EMESP Tom Jobim oferece Cursos Livres, de Formação e de Especialização para todos os níveis de conhecimento e faixas etárias, portanto podem se inscrever crianças, jovens e adultos.


Qual a duração dos cursos?

A EMESP Tom Jobim oferece cursos de curta e longa duração.

Os Cursos Livres têm duração de um ano e carga horária de duas horas/aula semanais.

Os Cursos de Formação são divididos em 1º, 2º e 3º ciclos, tendo duração de um ano cada um e carga horária de seis horas/aula semanais.

Já os Cursos de Especialização também têm carga horária de seis horas/aula semanais, mas as modalidades têm durações distintas: Composição (quatro anos), Regência (três anos), Música Antiga (quatro anos), Academia de Ópera (dois anos) e Prática Instrumental Avançada (dois anos).


Como ingressar?

Para ingressar na EMESP Tom Jobim, os candidatos devem participar dos processos seletivos que têm o objetivo de selecionar e classificar os candidatos para ingresso nos cursos.


Quais são os critérios de avaliação?

Avaliação do conhecimento musical, técnico e teórico dos candidatos; e avaliação da aptidão e potencial dos candidatos para o curso em que pretendem ingressar.


Quando e onde acontecem os processos seletivos?

Os processos seletivos são anuais. As inscrições devem ser realizadas pelo site www.emesp.org.br e os testes são presenciais na EMESP Tom Jobim, no Largo General Osório, 147, na região da Luz, em São Paulo/SP. Confira as datas dos processos seletivos no Calendário Acadêmico da EMESP Tom Jobim, disponível aqui.



DECRETO Nº 46.506, DE 21 DE JANEIRO DE 2002 Altera a sede e a denominação da Universidade Livre de Música "Tom Jobim - Maestro Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim" e dá providência correlata:
Mais informações em: https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/decreto/2002/decreto-46506-21.01.2002.html
DECRETO Nº 50.941, DE 05 DE JULHO DE 2006 Reorganiza a Secretaria da Cultura:
Mais informações em: https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/decreto/2006/decreto-50941-05.07.2006.html

Tipo de Serviço

Digital Presencial

Canais de Atendimento

Site: acessar

Contato

(11) 3221-7326
sau@santamarcelinacultura.org.br

Orgão Responsável

Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas

Unidades Prestadoras

EMESP Tom Jobim
Largo General Osório, S/N - Santa Efigênia, São Paulo - SP
Horário de atendimento: Horário de atendimento: Segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h às 19h30, exceto feriados | Sábado, das 9h às 16h