Centro de Integração da Cidadania- Unidade Sul
A unidade Centro de Integração da Cidadania - CIC Suls, localizado na Avenida José Manoel Camisa Nova, 100 - Jardim São Luiz - São Paulo/SP, oferece diversos serviços públicos, cursos profissionalizantes, oficinas culturais, atividades esportivas, rodas de conversa e ações sociais. Os serviços e atividades oferecidos pelo CIC Sul são:
- - 2ª via de contas de água, luz e telefone
- - Brinquedoteca
- - Certidão 2ª via de nascimento, casamento e óbito
- - CPF – emissão 1ª via
- - CPF – impressão 2ª via
- - CRAS – Centro de Referência de Assistência Social
- - CRPIR – Centro de Referência de Promoção da Igualdade Social
- - Defensoria Pública Estadual
- - Delegacia de Polícia
- - Espaço de leitura
- - Polícia Militar
- - Procon
- - Programa Saúde da Família – PSF
- - Totem Poupatempo
* veja os dias e horários de atendimento de cada serviço e documentos necessários em Outras Informações, no penúltimo item desta mesma página.
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Realizar atendimento
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O CIC Sul funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h. Cada serviço possui datas e horários específicos, alguns serviços necessitam de agendamento e em outros o cidadão é atendido por ordem de chegada (veja em Outras Informações no penúltimo item desta mesma página)
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Quanto custa
Não há taxa para essa etapa -
Documentação necessária
Cada serviço requer documentações específicas a serem apresentadas na hora do atendimento. Porém, tenha sempre em mãos um documento com o número do RG, CPF e foto, além de um comprovante de endereço. Veja a relação de documentos necessários para cada tipo de serviço em Outras Informações no penúltimo item desta mesma página.
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Onde fazer
Centro de Integração da Cidadania - CIC Sul
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Duração do atendimento
15 minuto(s) -
Prazo para concluir
Não estimado
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SERVIÇOS OFERECIDOS PELO CIC SUL
2ª vias de conta água/ luz e telefone.
- Serviço: emissão das contas.
- Documento necessário: uma conta antiga e ter cadastro na Enel e Sabesp e apresentar documento com foto.
- Atendimento: presencial, de segunda a sexta-feira, das 9 às 16h
- Tempo de espera para atendimento: A depender do serviço solicitado.
- Quanto tempo para resolver: imediato
- Quanto custa? O serviço é gratuito.
Brinquedoteca
- Serviço: Espaço preparado para criança interagir e brincar, possibilitando o acesso a uma grande variedade de brinquedos, enquanto os pais passam em atendimento.
- Documento necessário: é necessário apresentar documento com foto do responsável pela criança.
- Atendimento: presencial, de segunda a sexta-feira, das 9 às 15 horas
- Tempo de espera para atendimento: imediato
- Quanto tempo para resolver: imediato
- Quanto custa? O serviço é gratuito
CERTIDÃO 2ª via de Nascimento, Casamento e Óbito
- Documento necessário: certidão antiga, RG, CPF, endereço completo com CEP e nº de telefone (Se não for a pessoa portadora da certidão, necessário comprovar parentesco). Menores de 16 anos deverão estar acompanhados pelo responsável legal e apresentar documento com foto.
- Atendimento: presencial. De terça e quarta-feira, das 9 às 12h, com limite de senhas. Agendar pelo APP CIC
- Tempo de espera para atendimento: imediato
- Quanto tempo para receber o documento? Pode levar até 3 meses, a depender do Cartório.
- Quanto custa? O serviço é gratuito.
CPF 1ª via
- Serviço: Emissão da 1ª via para menores de 18 anos:
- Documento necessário: Documento de identificação com foto ou certidão de nascimento do menor, documento de identificação dos pais ou responsável legal, selfie de um dos pais ou responsável legal segurando seu próprio documento de identidade (não o documento do menor). Se o menor tiver 16 ou 17 anos – pode ser apenas a selfie do menor, segurando seu próprio documento de identidade com foto; - Comprovante de residência.
CPF – pesquisa do número
- Serviço: pesquisa do número do CPF, é necessário:
- Documento necessário: Foto do documento de identidade aberto ou frente e verso, com dados legíveis e Foto do cidadão (selfie) segurando seu documento de identidade aberto, perto do rosto.
CPF – 2ª via
- Serviço: emissão de 2ª via.
- Documento necessário: se a solicitação de 2ª via for para menores de idade, é necessário: - Foto da certidão de nascimento ou do documento de identidade do menor (aberto ou frente e verso), com dados legíveis; e - Foto do documento de identidade do responsável (pai ou mãe), aberto ou frente e verso; e - Foto do responsável (pai ou mãe) segurando seu próprio documento de identidade aberto, perto do rosto. Se for adulto, necessário apresentar título de eleitor e número do CPF antigo.
- Atendimento: presencial, de segunda a sexta-feira, das 9 às 16h. Não precisa agendar. Passar na recepção do CIC e pegar a senha.
- Tempo de espera para atendimento: 30 minutos
- Quanto tempo para resolver: imediato
- Quanto custa? O serviço é gratuito
CRAS – Centro de Referência de Assistência Social
- Serviço: realiza cadastro para Programas Sociais: Bolsa Família, Renda Mínima, Carteira do Idoso, Tarifa Social de Energia Elétrica, Isenção de Taxas de Concursos Públicos; entre outros.
- Documento necessário: apresentar todos os documentos pessoais de todos os membros da família: título de eleitor, certidão de nascimento, certidão de casamento, carteira de trabalho, declaração escolar de todas as crianças e adolescentes que estudam, comprovante de residência com CEP (o mais recente possível)..
- Atendimento: segunda a sexta-feira, das 8 às 17h. Necessário fazer agendamento pelo telefone: 156 ou pelo site: agendacadunico.prefeitura.sp.gov.br
- Tempo de espera para atendimento: há fila de espera.
- Quanto tempo para resolver: 30 minutos por família
- Quanto custa? O serviço é gratuito
CRPIR – Centro de Referência de Promoção da Igualdade Social
- Serviço: Acolhimento referente denúncia de racismo, xenofobia e discriminações em geral. A equipe é composta pelo psicólogo, assistente social, advogado e articulador de território. O intuito do trabalho é fazer com que a denúncia seja efetivada.
- Atendimento: presencial ou remoto, às segundas-feiras, das 9 às 17 horas
- Tempo de espera para atendimento: 30 minutos
- Quanto tempo para resolver: Depende da demanda
- Quanto custa? O serviço é gratuito
Defensoria Pública Estadual – atendimento jurídico
- Serviço: reconhecimento de paternidade, divórcio, curatela, dissolução de união estável, guarda, alimentos, assuntos referentes à família.
- Documento necessário: necessário apresentar documento com foto na recepção. Demais documentos serão solicitados pelo defensor público.
- Atendimento: presencial, todas as quartas-feiras, das 9 às 12h, terças e quintas-feiras, a cada 15 dias, das 9 às 12h. É necessário agendamento por telefone ou presencialmente no CIC última segunda-feira do mês.
- Tempo de espera para atendimento: imediato
- Quanto tempo para resolver: a depender da causa;
- Quanto custa? O serviço é gratuito.
Delegacia de Polícia
- Serviço: Atende conflitos que contenham potencial de transformarem-se em ocorrências policiais graves/ conciliação de conflitos. Encaminha aos Distritos Policiais ocorrências que apresentam nuances de crime.
- Documento necessário: é necessário apresentar documento com foto.
- Atendimento: presencial, de segunda a sexta-feira, das 11 às 16h
- Tempo de espera para atendimento: imediato
- Quanto tempo para resolver: imediato
- Quanto custa? O serviço é gratuito
Espaço de Leitura
- Serviço: é possível realizar consulta, leitura e empréstimo de livros
- Documento necessário: é necessário apresentar documento com foto
- Atendimento: presencial, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h30
- Tempo de espera para atendimento: imediato
- Quanto tempo para resolver: imediato
- Quanto custa? O serviço é gratuito
POLÍCIA MILITAR
- Intervenção em conflitos familiares e de vizinhos; orientação à comunidade de como agir diante de situações de competência policial; solicitação de viatura policial para atendimento de ocorrências e auxílio à população; serviços diversos de internet; antecedentes criminais; registro de B.O. e inscrição em concursos.
PROCON
- Serviço: realiza orientações gerais sobre direitos do consumidor;
- Documento necessário: é necessário apresentar documento com foto e documentação referente à reclamação
- Atendimento: presencial, quarta-feira, das 8 às 14h. Atendimento com limite de senhas
- Tempo de espera para atendimento: imediato
- Quanto tempo para resolver: a depender da causa
- Quanto custa? O serviço é gratuito
Programa Saúde da Família - PSF
- Serviço: Realiza orientações e cuidados com a saúde dos idosos, as pessoas são encaminhadas pela UBS
- Documento necessário: é necessário apresentar documento com foto
- Atendimento: presencial, toda sexta-feira, a partir das 10h para medição e pesagem das crianças. Troca de receita médica, às quartas-feiras, das 15 às 16h, com senhas
- Tempo de espera para atendimento: imediato
- Quanto tempo para resolver: imediato
- Quanto custa? O serviço é gratuito
Totem Poupatempo
- Serviço: pelo autoatendimento, além do RG, é possível solicitar mais de 40 serviços, como segunda via de CNH, CNH definitiva, pesquisa de débitos e restrições de veículos e emissão de Atestado de Antecedentes Criminais, desbloqueio do cartão Bolsa do Povo, Serviços Eleitorais dentre outros.
- Documento necessário: é necessário apresentar documento com foto
- Atendimento: autoatendimento presencial, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h
- Tempo de espera para atendimento: imediato
- Quanto tempo para resolver: imediato
Mais informações em: disponível em https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/decreto/2001/decreto-46000-15.08.2001.html
Tipo de Serviço
PresencialCanais de Atendimento
Contato
Redes Sociais
Orgão Responsável
Secretaria Estadual da Justiça e CidadaniaUnidades Prestadoras
Avenida José Manoel Camisa Nova, 100 - Jardim São Luis, São Paulo - SP Horário de atendimento: Segunda a sexta, das 8 às 17h