Olá,
Este é o guia de cadastro de serviços públicos ofertados pelo estado de São Paulo aos cidadãos. Esta instrução foi elaborada para os editores de serviços do sp.gov.br. O editor de serviços é o responsável por cadastrar e atualizar informações de serviços públicos de um órgão ou entidade estadual no Portal SP.
Este guia não é um projeto acabado.
Pelo contrário, ele vai estar em constante construção, buscando sempre atender às suas necessidades e às evoluções do Portal. Você terá papel ativo e essencial neste processo, nos mostrando onde o guia, o Portal ou ambos precisam mudar para atender melhor ao seu usuário.
O que você encontrará aqui?
Linguagem simples: como melhorar o texto de um serviço?
- Evite o uso de siglas, jargões e termos técnicos. Se for necessário, explique o significado da sigla após a primeira vez que ela aparecer no texto.
- Não use termos pejorativos e discriminatórios e palavras estrangeiras.
- Não use termos sexistas. Dê preferência ao plural indefinido ou sempre use as palavras nos dois gêneros.
- Não use palavras “difíceis” para seu público.
- Use verbos que expressam ações diretas.
- Evite escrever frases com mais de 20 palavras.
- Dê preferência ao uso de frases em ordem direta ou seja, frases na ordem de Sujeito > Verbo > Predicado.
- Use títulos e subtítulos para organizar o seu documento. Mantenha sempre a mesma fonte e estilo para informações do mesmo nível.
- Use elementos visuais, como diagramas, tabelas e gráficos para ajudar a explicar o conteúdo.
- Use marcadores de tópicos quando precisar separar informações dentro de um parágrafo.
Escolha das palavras
Escolha das frases
Apresentação do documento
Informações gerais
O Portal SP.GOV.BR
O portal SP.GOV.BR foi criado com o objetivo de unificar em um só domínio todas as páginas do Governo do Estado de São Paulo
O portal irá conter grupos de conteúdo principais
- Notícias relacionadas às atividades do Governo Estadual
- Os serviços públicos e a loja de aplicativos dos órgãos da Administração Pública Estadual.
Serão migrados para o portal SP.GOV.BR as páginas institucionais de órgãos e entidades da Administração Estadual e, também, todos os aplicativos governamentais, a fim de que seja alcançado o objetivo de unificar os canais digitais existentes.
Serviços Públicos Estaduais
O objetivo do SP.GOV.BR em relação aos serviços públicos estaduais é disponibilizar informações e orientações sobre todos os serviços disponíveis ao cidadão, para que este saiba como obtê-los (seja por meio de canal digital ou não).
O Portal SP.GOV.v.br BR será oficialmente o canal que conterá a Carta de Serviços ao Cidadão de todos os órgãos e entidades do Governo do Estado de São Paulo .
Agora, começa o primeiro grande esforço conjunto de cadastro de serviços estaduais através do Censo de Serviços Públicos. Assim, será responsabilidade dos órgãos atualizar e melhorar as informações de seus serviços e, para tanto, cada órgão e entidade estadual deve ter pelo menos um servidor responsável por cadastrar os seus serviços e por atualizá-los periodicamente. Este servidor terá acesso à área logada de administradores do SP.GOV.BR.
A Carta de Serviços
A Carta de Serviços é um instrumento previsto e regulamentado no Estado de São Paulo. Em poucas palavras, consiste em reunir informações básicas sobre os serviços prestados pelos órgãos ou entidades estaduais, tais como:
- Informações sobre o serviço oferecido;
- Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço;
- Etapas para processamento do serviço;
- Prazo para a prestação do serviço;
- Forma de prestação do serviço;
- Forma de comunicação com o solicitante do serviço;
- Locais e formas de acessar o serviço.
Os campos disponíveis na ferramenta de conteúdo do Portal SP.GOV.BR foram desenvolvidos a fim de atender às exigências dos normativos, com flexibilidade para complementação de outras informações.
Censo de Serviços Públicos Estaduais
O Censo de Serviços é um projeto que está sendo desenvolvido pela Subsecretaria de Governo Digital com o objetivo de:
- Uniformizar o conceito de serviço público adotado pela Administração Estadual;
- Identificar os serviços públicos existentes nos órgãos e entidades estaduais; e
- Levantar as informações básicas dos serviços para atualização do Portal de Serviços, hoje Portal SP.GOV.BR.
Conceito: O que é um serviço público?
É ou não é um serviço público?
1. Interação
Um serviço que só pode ser prestado com a colaboração do usuário.
Exemplo: para realizar a transferência do veículo, o usuário precisa acessar o portal do detran e anexar seu documento com CP
2. Personalização
É um serviço onde cada usuário recebe o serviço por uma instância própria, particular, e não de forma generalizada.
Exemplo: todo cidadão tem direito ao RG, mas para fazer o meu, preciso pedir à polícia civil de São Paulo.
3. Suficiência
É um serviço que só pode ser prestado com a colaboração do usuário.
Exemplo: Preciso de uma consulta médica no hospital público. Para isso, eu agendo a consulta e, depois, compareço ao hospital. O serviço só é concluído quando saio do hospital após a consulta.
4. Processo Padrão
O serviço tem um "passo a passo" básico para sua prestação (salvo imprevistos), com definições claras de cada "passo" que o usuário deve realizar para obter o produto ou resposta do serviço.
5. Usuário externo
Deve ser uma atividade fim que atenda a uma parcela direta da população, e não somente à máquina pública.