DDA5B2AA-31AC-434F-B441-C2314C89B27E
Doar sangue - Fundação Pró-Sangue Hemocentro de São Paulo

Última atualização: 25 de Abril de 2024 às 16:56

O agendamento para realizar a doação de sangue é feito, preferencialmente, por meio do site da Fundação Pró-Sangue ou presencialmente em seus postos de coleta. A doação de sangue pode ser realizada de forma manual ou automatizada. A forma manual consiste na retirada (coleta) do sangue total de pessoas que se candidatam de forma anônima, espontânea, voluntária e altruísta, para possibilitar a produção de componentes sanguíneos para transfusão e produção de hemoderivados.A doação de sangue automatizada consiste na coleta de plaquetas, plasma ou concentrados de hemácias em equipamento específico denominado aférese. Para a realização de uma doação de plaquetas por aférese, o doador deve ter feito pelo menos uma doação de sangue total na Fundação Pró-Sangue nos últimos 12 meses.A doação de sangue salva vidas, sendo um gesto de solidariedade insubstituível que representa esperança de vida para muitas pessoas.

Pessoas entre 16 e 69 anos
  1. Agendamento da doação de sangue
    1. O candidato à doação de sangue acessará, preferencialmente, o endereço eletrônico para agendar o melhor dia e horário para sua doação.

2. Cadastro e pré-triagem
    1. Confirmação do cadastro com os dados pessoais do candidato à doação para geração de um nº de registro. Será feita pré-triagem com teste de anemia e verificação de pressão, pulso, temperatura e peso.

3. Triagem clínica
    1. O candidato responderá sinceramente um questionário confidencial sobre o seu estado de saúde e hábitos de vida. O objetivo é avaliar se a doação pode trazer riscos à sua saúde ou dos pacientes.

4. Coleta
    1. Será realizada identificação por código de barras das bolsas e tubos de coleta de sangue, antissepsia no braço do doador e a punção para coleta do sangue e das amostras para exames laboratoriais.

5. Realização de Lanche
    1. É oferecido um lanche para hidratação oral ao doador depois da doação, sendo recomendada sua permanência no serviço por aproximadamente 15 minutos.

6. Pós-doação
    1. Orientações serão fornecidas aos doadores com os cuidados pós-doação.

Documento oficial com Foto;
Esse serviço é feito em até 37 Minuto(s)

A Fundação Pró-Sangue é um Hemocentro de atuação estadual, público, ligada à Secretaria de Estado da Saúde e ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, com 06 postos fixos de coleta para doação de sangue na Região Metropolitana de São Paulo, assim localizados: no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - HCFMUSP; no Complexo Hospitalar do Mandaqui; no Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia; no Hospital Regional de Osasco; no Hospital Municipal de Barueri e no Hospital Stella Maris, em Guarulhos/SP.As coletas realizadas pela instituição são voltadas para o suporte hemoterápico às unidades assistenciais do SUS, abastecendo aproximadamente 100 serviços da Região Metropolitana de São Paulo. A Instituição é responsável por 08 (oito) agências transfusionais (AT) localizadas no Complexo Hospitalar das Clínicas e em outros hospitais da rede pública estadual.

Portaria de Consolidação GM/MS Nº 5, de 28 de setembro de 2017 – Anexo IV - Do sangue, componentes e derivados:
Mais informações em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2017/prc0005_03_10_2017.html#ANEXOIV
RDC ANVISA nº. 34, de 11 de junho de 2014. Dispõe sobre as Boas Práticas no Ciclo do Sangue:
Mais informações em: https://antigo.anvisa.gov.br/documents/10181/2867975/%282%29RDC_34_2014_COMP.pdf/140dc780-ac2e-4829-8e2a-6fbc680677dc
Lei nº 10.205, de 21 de março de 2001 – Lei do Sangue. Regulamenta o § 4o do art. 199 da Constituição Federal, relativo à coleta, processamento, estocagem, distribuição e aplicação do sangue, seus componentes e derivados, estabelece o ordenamento institucional indispensável à execução adequada dessas atividades, e dá outras providências.:
Mais informações em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10205.htm

(11)4 5737-800
(11)9 9152-7653 (WhatsApp)
faleconosco@prosangue.sp.gov.br

Fundação Pró-Sangue

Fundação Pró-Sangue - Posto de coleta Barueri
Rua Ângela Mirella, S/N - Térreo - Jardim Barueri, Barueri - SP