Qualificação de Operadores Portuários
É o procedimento administrativo pelo qual pessoa jurídica interessada buscar se qualificar, junto à autoridade portuária, isto é, à Companhia Docas de São Sebastião para exercer as atividades de movimentação de passageiros ou movimentação e armazenagem de mercadorias, destinadas ou provenientes de transporte aquaviário, dentro da área do porto organizado.
Ainda que se trata de um procedimento com a CDSS, o regramento aplicável é estabelecido pela União - o Poder Concedente do setor portuário, nos termos da Lei nº 12.815/2013, com previsão expressa no art. 17, inciso III, deste diploma legal. Assim, as pessoas jurídicas interessadas devem seguir a Portaria SEP nº 111, de 7 de agosto de 2013, que está disponível no sítio eletrônico da CDSS através do link http://portoss.sp.gov.br/home/operacao-portuaria/normas/.
Sem embargo, a Norma Geral nº 008/2013, que também está disponível no link acima, estabelece os procedimentos internos da CDSS para recepção dos documentos necessários à qualificação de operadores portuários, os quais podem ser acessados por eventuais interessados.
-
Apresentação de requerimento
-
Consoante Norma de Pré-Qualificação de Operadores disponível no sítio eletrônico da Companhia Docas de São Sebastião (CDSS) - https://portoss.sp.gov.br/home/operacao-portuaria/normas/ - a pessoa jurídica interessada em qualificar-se como operador portuário, no Porto de São Sebastião, deverá manifestar-se perante a Diretoria de Gestão Portuária com requerimento disponibilizado no site e com os documentos mínimos indicados na regulamentação aplicável (Portaria SEP nº 111/2013).
-
Quanto custa
Não há taxa para essa etapa -
Documentação necessária
- Requerimento para Qualificação e Declaração de Responsabilidade;
- Comprovação da capacidade jurídica, da regularidade fiscal, da idoneidade financeira e da capacidade técnica para as operações nas quais pretende atuar.
-
Onde fazer
Manifestação de interesse com apresentação de requerimento à Diretoria de Gestão Portuária (DGP): bricks@portoss.com.br, eliana@portoss.com.br, portoss@portoss.com.br
Protocolo de requerimento.
-
Duração do atendimento
Não estimado -
Prazo para concluir
Não estimado
-
-
Emissão de certificado de operador portuário
-
Emissão definitiva do certificado de qualificação de operador portuário, ao final do processo.
-
Quanto custa
Não há taxa para essa etapa -
Documentação necessária
Documentação não necessária -
Onde fazer
Obtenção do certificado.
Encaminhamento do certificado de operador portuário.
-
Duração do atendimento
Não estimado -
Prazo para concluir
Não estimado
-
Além do formulário de requerimento, o representante legal da requerente deverá apresentar os documentos constantes entre os artigos 6º e 10º da Portaria SEP 111/2013.
Mais informações em: https://portoss.sp.gov.br/wp-content/uploads/Documentos/Opera%C3%A7%C3%A3o%20Portu%C3%A1ria/Normas/Norma%20pr%C3%A9-qualifica%C3%A7%C3%A3o%20de%20operadores/Portaria%20SEP%20111.pdf
Tipo de Serviço
PresencialCanais de Atendimento
Contato
Orgão Responsável
Companhia Docas de São Sebastião da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística - SemilUnidades Prestadoras
Avenida Doutor Altino Arantes, 372 - Centro, São Sebastião - SP Horário de atendimento: Segunda-feira a sexta-feira, das 08:00 às 17:00