8A881ABB-01E3-4AE0-B32D-45DC5EC5DE66
Inserir adolescentes no Programa Novos Tempos

Última atualização: 18 de Abril de 2024 às 20:04

O Programa Novos Tempos é o programa de atendimento destinado a adolescentes e jovens oriundos do cumprimento de medida socioeducativa de internação, internação sanção e semiliberdade, que tiveram extinção de medida do Poder Judiciário e que aderiram de forma voluntária no momento do desligamento da Fundação CASA.A premissa da iniciativa, realizada em parceria com prefeituras, é promover a autonomia dos jovens e adolescentes por meio da inserção no mercado de trabalho, de forma a contribuir na realização de seus projetos de vida, além de cooperar efetivamente para a diminuição da sua reentrada no sistema socioeducativo, ou seja, a reincidência em ato infracional.Entre as metas mensuráveis estabelecidas no Programa estão favorecer a redução na reincidência infracional; diminuir o engajamento na trajetória criminal; fortalecer os vínculos familiares e comunitários; possibilitar a inserção e acompanhamento escolar; ofertar iniciação profissional ou profissionalizante; e, por fim, encaminhar para atividades laborativas, com inserção no mercado de trabalho por meio das parcerias com todos os setores da sociedade.Dentro dos pressupostos legais, o Programa Novos Tempos ainda utiliza como parâmetro as orientações dos cadernos do “Guia de Programa para Acompanhamento a Adolescentes Pós-cumprimento de Medida Socioeducativa de Restrição e Privação de Liberdade”, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), atendendo, assim, à previsão legal de manter programas destinados ao apoio e acompanhamento de adolescentes egressos, conforme o artigo 94 do ECA.Para saber mais sobre o Programa Novos Tempos, entre em contato pelo telefone (11) 2927-9388 ou pelo e-mail gpme@fundacaocasa.sp.gov.br.As prefeituras parceiras podem acessar o portal do Programa Novos Tempos pelo link https://sistemas.fundacaocasa.sp.gov.br/NovoPortal.

Adolescentes que já cumpriram medida sócio educativa e se encontram com extinção de medida.
  1. Aderir a Ficha de Adesão ao Programa
    1. Basta o adolescente quando interno, aderir a ficha de adesão, fornecida pelo Centro de Internação.
    2. Tempo de duração da etapa:

0 Minutos

3. Valor da Taxa:

R$ Gratuito

4. Tempo máximo de espera:

Imediato

5. Processo em caso de sistema indisponível:

Telefone: 2927-9388 (de segunda a sexta - 9:00 as 17:00h)

6. Canal de prestação:

Presencial: https://fundacaocasa.sp.gov.br/index.php/endereco-novo/

0 Minutos
Taxa fixa total: R$ Gratuito
Fundação Casa

LOCAIS E FORMAS DE ACESSAR O SERVIÇOSite da Fundação Casa e através da Gerência de Pós Medida e EmpregabilidadePRIORIDADE DE ATENDIMENTOAdolescentes que já cumpriram medidas de Internação e saíram com extinção de medidaTEMPO DE ESPERA PARA O ATENDIMENTOAssim que o adolescente sai em medida de Extinção de liberdade, o mesmo já estará sendo encaminhado para o Município de sua moradia, para encaminha-lo a uma vaga de emprego e estudo.PRAZO PARA REALIZAÇÃO DO SERVIÇO6 meses de acompanhamento.

Não há

gpme@fundacaocasa.sp.gov.br

Fundação Casa

Fundação CASA / SP (edifício Sede)