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CADESP (Cadastro de Contribuintes de ICMS do Estado de São Paulo) - Abertura de estabelecimento de comércio de partes e peças usadas de veículos e motocicletas

CADESP (Cadastro de Contribuintes de ICMS do Estado de São Paulo) - Abertura de estabelecimento de comércio de partes e peças usadas de veículos e motocicletas

Última atualização: 2 de Setembro de 2024 às 09:14

Trata-se de procedimentos relativos à solicitação de Inscrição Estadual dos estabelecimentos que exercerem CNAE fiscal 4530-7/04 – “Comércio a varejo de peças e acessórios usados para veículos automotores” e/ou CNAE fiscal 4541-2/05 - "Comércio a varejo de peças e acessórios para motocicletas e motonetas" como atividade principal ou secundária.


Os estabelecimentos ficarão com a ocorrência cadastral “Atividade pré-operacional”, até o envio de documentos comprovando o credenciamento junto ao Detran de empresas que atuam no ramo de desmontagem de veículos e comercialização das respectivas peças e partes.

Pessoa Física ou Jurídica
  1. Procedimentos
    1. 1) Para solicitar inscrição de novo estabelecimento ou alteração de atividades econômicas que inclua a atividade de comércio a varejo de peças e acessórios usados para veículos automotores ou motocicletas e motonetas no Cadastro de Contribuintes do ICMS, o interessado deverá acessar o Formulário de Inscrição e alteração cadastral seguindo as orientações disponíveis no Passo a Passo do Portal do Redesim.


      2) O interessado deverá acompanhar seu pedido para atender eventual exigência documental no "Acompanhamento da Solicitação CNPJ" via internet.


      3) Após a emissão da exigência documental pela SEFAZ, o interessado deverá enviar a documentação remotamente pelo  Sistema de Peticionamento Eletrônico - SIPET (veja como utilizá-lo no  Manual de Uso do SIPET). Ressalta-se que o não atendimento às exigências no prazo fixado implicará o indeferimento automático da solicitação.


      4) Deferido o pedido, o cadastro apresentará a ocorrência cadastral "Atividade pré-operacional".


      5) Para alterar a ocorrência cadastral para "Ativa", o interessado deverá acessar o Sistema de Peticionamento Eletrônico - SIPET e enviar a documentação especificada no item "Documentação necessária".

    2. Quanto custa

      Não há taxa para essa etapa
    3. Documentação necessária

      Vide "Documentação necessária" abaixo.

    4. Duração do atendimento

      Não estimado
    5. Prazo para concluir

      Não estimado
Demais documentos, declarações e/ou informações exigidos pela unidade da SEFAZ competente ou pela RFB/JUCESP (DBE), conforme Item 2 de "Procedimentos";
Cópia do Carnê do IPTU. Caso o imóvel não esteja em nome de um dos sócios ou da própria empresa, também juntar contrato de locação no mesmo arquivo;
Documentos pessoais e comprovante de residência dos sócios;
Fotos da fachada e do interior do imóvel comercial, inclusive dos estoques;
Documento comprovando o credenciamento junto ao Detran;
O tempo de duração desse serviço ainda não foi estimado.
Este serviço é gratuito.

Para maiores informações, consulte o Guia do Usuário no Portal da Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo no link: https://portal.fazenda.sp.gov.br/servicos/cadesp/Paginas/Abertura-de-estabelecimento-de-comercio-de-partes-e-pe%C3%A7as-de-ve%C3%ADculos.aspx


Lei Estadual nº 15.276 de 02-01-2014:
Mais informações em: https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/lei/2014/lei-15276-02.01.2014.html
Regulamento do ICMS/SP - RICMS/2000 e alterações posteriores:
Mais informações em: https://legislacao.fazenda.sp.gov.br/Paginas/ind_temas.aspx
Portaria CAT 92 de 23-12-1998:
Mais informações em: https://legislacao.fazenda.sp.gov.br/Paginas/pcat921998.aspx

Tipo de Serviço

Digital Presencial

Canais de Atendimento

Site: acessar

Contato

0800-0170110
(11) 2930-3750

Orgão Responsável

Secretaria Estadual da Fazenda e Planejamento - Sefaz-SP

Unidades Prestadoras

Não atendemos esse serviço presencialmente.