ALIENAÇÃO DE IMÓVEL PARA COMPENSAÇÃO AMBIENTAL
Alienação ao Poder Público de imóvel dentro de unidade de conservação pendente de regularização fundiária, para ser utilizado como compensação ambiental de reserva legal ou supressão de vegetal pelo proprietário doado do imóvel ou por terceiros indicados por ele, mediante remuneração estabelecida entre os particulares, sem envolvimento do Estado.
-
Solicitar o Serviço
-
As solicitações devem ser realizadas pelo Portal SEI. Selecionado o processo “FF – Aquisição de imóvel inserido em unidade de conservação para compensação ambiental”.
-
Quanto custa
Não há taxa para essa etapa -
Documentação necessária
- Requerimento (Acesse modelo clicando aqui)
- Declaração do alienante (doador) (Acesse modelo clicando aqui)
- Para saber quais os outros documentos necessários, verifique o item "Documentação Necessária"
-
Onde fazer
-
Duração do atendimento
Não estimado -
Prazo para concluir
Não estimado
-
Cadastro Ambiental Rural do Imóvel – CAR
Matrícula atualizada em nome do requerente
Certidão vintenária do imóvel, com negativa de ônus e alienações
Cópia autenticada do RG
Cópia autenticada do CPF
Comprovante de inscrição e situação cadastral - CNPJ
Cópia autenticada e atualizada dos Atos constitutivos da empresa, e se for o caso, da ata de eleição e posse dos dirigentes
Cópia de Certidão de Casamento ou de Nascimento Atualizadas
Título de Aquisição da Propriedade
Certidão Negativa de Débitos Fiscais Incidentes sobre o Imóvel (ITR ou IPTU)
Comprovação do Desmembramento na Matrícula ou a Apresentação da Prenotação Correspondente, se for o caso
Declaração do Alienante (doador) acerca da inexistência de ação de desapropriação, direta ou indireta, de evicção ou de qualquer outra em que a propriedade da área seja o objeto litigioso do processo
Certidão Conjunta Negativa de Débitos relativos aos tributos federais e à dívida ativa da União
Certidão Negativa de Débitos Tributários da Dívida Ativa do Estado de São Paulo
Planta georreferenciada ao Sistema Geodésico Brasileiro e Memorial Descritivo informando e representando todos os vértices definidores da área/imóvel através de coordenadas geográficas ou plano-cartesianas em arquivos digitais (textuais no caso do memorial descritivo e vetorial (dwg ou dxf) no caso da planta georreferenciada).
Anotação de responsabilidade técnica (ART), ou documento equivalente, emitido pelo profissional que executou o levantamento topográfico-planialtimétrico que originou a planta georreferenciada e o memorial descritivo.
Certificação da poligonal georreferenciada do imóvel emitida pelo Sistema de Gestão Fundiária (SIGEF) do INCRA (para os casos de anuência de confrontação).
Requerimento Preenchido
- A lista contendo a relação das unidades de conservação cujo limite foi produzido a partir de levantamento topográfico-planialtimétrico pode ser consultada Clique Aqui.
- Os arquivos em formato shapefile contendo dos limites das Unidades de Conservação sob gestão da Fundação Florestal estão disponíveis para download e consulta através da plataforma DataGeo.
- Clique Aqui, você encontrará tutoriais com o passo-a-passo para acessar o DataGeo tanto para baixar os arquivos shapefile como para realizar consulta diretamente por este portal e pelo portal SigamGeo Público.
Mais informações em: https://smastr16.blob.core.windows.net/legislacao/2018/11/resolucao-sma-165-2018-processo-10534-2015-regulamenta-o-mecanismo-de-regularizacao-da-reserva-legal-dos-imoveis-rurais-republicada-por-conter-incorrecoes.pdf
Mais informações em: https://smastr16.blob.core.windows.net/legislacao/sites/262/2022/12/resolucao_sima_110_2022.pdf
Unidades Prestadoras
Não atendemos esse serviço presencialmente.