0437A8CC-6D2D-444C-B8A8-5262627D883B
Museu Afro Brasil

Última atualização: 16 de Abril de 2024 às 16:32

Museu Afro Brasil Emanoel Araujo é uma instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, administrado pela Associação Museu Afro Brasil - Organização Social de Cultura.

Localizado no Pavilhão Padre Manoel da Nóbrega, dentro do mais famoso Parque de São Paulo, o Parque Ibirapuera, o Museu conserva, em 11 mil m2 um acervo com mais de 8 mil obras, entre pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, documentos e peças etnológicas, de autores brasileiros e estrangeiros, produzidos entre o século XVIII e os dias de hoje. O acervo abarca diversos aspectos dos universos culturais africanos e afro-brasileiros, abordando temas como a religião, o trabalho, a arte, a escravidão, entre outros temas ao registrar a trajetória histórica e as influências africanas na construção da sociedade brasileira.

O Museu exibe parte do seu Acervo na Exposição de Longa Duração, realiza Exposições Temporárias e dispõe de um Auditório e de uma Biblioteca especializada que complementam sua Programação Cultural ao longo do ano.

Sociedade em geral
  1. Ingresso
    1. Aquisição de Ingresso

2. Quanto custa

Ingresso - Opcional
        R$ 15.00 reais Meia Entrada R$ 7,50
    3. Documentação necessária

Documentação não necessária
    4. Onde fazer

5. Duração do atendimento

Imediato
    6. Prazo para concluir

Imediato
Não é preciso apresentar documentos para solicitar esse serviço.;
Esse serviço é feito na hora.
O valor total é de R$ 15.00
Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

A equipe do Museu Afro Brasil Emanoel Araujo está treinada e preparada para receber você com toda segurança, proteção e seguindo todos os protocolos de higiene definidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Vários dispensários com álcool gel estão distribuídos pelo museu, faça uso deles à vontade.

POLÍTICA DE GRATUIDADE E MEIA ENTRADA

Gratuidade

• Crianças até 7 anos.
  • Grupos provenientes de escolas públicas e de instituições sociais sem finalidades lucrativas que atuam com pessoas com deficiência e/ou em situação de vulnerabilidade social.
  • Professores, coordenadores e diretores, supervisores, quadro de apoio de escolas públicas (federais, estaduais ou municipais) e quadro da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, com apresentação do holerite do mês corrente ou anterior (impresso ou digital). Gratuidade estendida ao cônjuge ou companheiro(a), filhos e menores tutelados ou sob guarda que acompanharem a visita.
  • Policiais militares, civis e da Polícia técnico-científica da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, com apresentação do holerite do mês corrente ou anterior (impresso ou digital). A gratuidade é estendida ao cônjuge ou companheiro(a), filhos e menores tutelados ou sob guarda que os acompanharem na visita.
  • Profissionais da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, mediante apresentação do crachá, e seus familiares. A gratuidade é estendida ao cônjuge ou companheiro (a), filhos e menores tutelados ou sob guarda que os acompanharem na visita.
  • Guias de turismo credenciados.
  • Profissionais filiados ao ICOM, mediante apresentação de carteirinha.
  • Pessoas com deficiência. Gratuidade estendida a 1 acompanhante.

*Serão considerados familiares, o cônjuge ou companheira (o), os filhos e menores tutelados ou sob guarda, mediante comprovação documental. Para que os familiares tenham acesso ao benefício, é necessária a presença do titular do direito da gratuidade.

Meia Entrada

• Estudantes em visitas autônomas.
  • Jovens de baixa renda, com idade de 15 a 29 anos, mediante apresentação do ID Jovem.
  • Pessoas com idade a partir de 60 anos.
  • Aposentados.

Como chegar ao Museu a pé, de taxi ou de ônibus

Para quem vier a pé, de taxi ou utilizando o transporte público, a entrada mais próxima é o Portão 10 (localizado em frente à Assembleia Legislativa), o Pavilhão Padre Manoel da Nóbrega, que abriga o Museu, é o prédio que pode ser avistado logo na entrada.

Estacionamento (Parque Ibirapuera)

Horário: Das 05h00 às 00h00

Acessos: Portões 3 e 7

Preço: Segunda a Sexta R$11,00 / Sábado, Domingo e Feriado R$ 13,00

A caminhada até o Museu Afro Brasil, de aproximadamente 600 metros.

Venda de ingressos:

Estamos utilizando o sistema híbrido, os ingressos podem ser adquiridos pelo site e presencialmente.

Os ingressos devem ser adquiridos por meio do site do link:

Saiba mais +

Loja

Não deixe de visitar a loja do Museu, que oferece grande variedade de itens de temática africana, relacionados às exposições temporárias, diversas publicações e produtos com a marca do Museu Afro Brasil Emanoel Araujo.

DECRETO Nº 67.300, DE 24 DE NOVEMBRO DE 2022 Altera a denominação do equipamento cultural que especifica e dá providências correlatas.:
Mais informações em: https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/decreto/202
DECRETO Nº 44.816 , DE 1º DE JUNHO DE 2004 Dispõe sobre a criação do Museu Afro-Brasil.:
Mais informações em: https://legislacao.prefeitura.sp.gov.br/leis/decreto-44816-de-1-de-junho-de-2004

Tipo de Serviço

Digital Presencial

Canais de Atendimento

Site: acessar

faleconosco@museuafrobrasil.org.br

Orgão Responsável

Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas

Unidades Prestadoras

MUSEU AFRO BRASIL EMANOEL ARAUJO
Avenida Pedro Álvares Cabral, - Próximo ao Portão 10 - Parque Ibirapuera, São Paulo - SP
Horário de atendimento: 3ª feira a domingo – das 10h às 17h (permanência até 18h).